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Mensagem por Vamaream Sáb maio 29, 2010 10:06 am

Peguei estas informações no site "FORUM FUSCA BRASIL".
Olá amigos,
Trabalho na inspeção veícular em SP e estamos com problemas em relação ao buggy/replicas, fabricadas entre 2003 e 2008. Estão todos reprovando.

Motivo: vou colocar a tabela da legislação do PROCONVE sobre emissão de COc (monóxido de carbono corrigido)
de 1988 a 1989: CO no máximo 4,0 %
de 1990 a 1991: CO no maximo 3,5 %
de 1992 a 1996: CO no maximo 3,0 %
a partir de 1997: CO no máximo 1,0 %

a legislação brasileira exige que a partir de 1997 o limite de CO seja de 1,0%. Hidrocarbonetos (HC) devem ser no máximo 700 ppm (gasolina) ou 1100 (alcool). Já vistoriamos varios modelos de buggy BRM/outros buggy/replicas e nenhum (que eu ví) passou nesse teste.

Estava observando o motor do BRM:
ele é VW 1600 tork; porém com CARBURAÇÃO SIMPLES.
nos cabeçotes há um adaptador para usar coletor simples e carburador H30pic
Escapamento esportivo 4x2
o aquecedor do coletor de admissão está desligado

lembrando:
a VW não utiliza mais o Solex H30 PIC desde 1983 pq ele não atende aos limites de emissões. Desde 1977 usam o H30PIC-S, com regulagem de CO.

em 1984 chegou o novo motor VW 1600 tork, e também o fim da carburação simples. No manual tecnico de 1984, diz que o carburador H30 PIC-S emite de 2,5 a 3,5 % de CO, ...isso quando era novo, velas novas, ponto regulado, um motor afinado...

em 1997 o ultimo carburador foi fabricado no VW a ar, desde então eles são injeção eletronica justamente para atender a legislação. Além de catalisador.

ATENÇÃO: Todo carro que utilize motor VW a ar, fabricado a partir de 1989... se utilizar carburação simples, terá que ter o H30 PIC-S. ou então... mais seguro será usar carburação dupla... como era original nas Kombis

Todo carro com motor a ar a partir de 1997 terá que ter catalizador, como nas Kombi, pois era assim que a VW homologou o motor da Kombi conseguindo atender a legislação do PROCONVE

A BRM e outras marcas de replicas que saem 0KM 1600 tork com carburação simples antiga não passam no teste em SP. Não sei como foi feita a homologação desses carros junto ao PROCONVE, ou se exigiram o teste de emissões.
Se vcs conhecerem alguem que foi reprovado no teste, me avise por MP quero estudar esses casos.

Esses motores estão alterados e dificilmente vão passar no teste!

Por favor outros entendidos no assunto comentem.


« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 14:14 por jeanstrifezzi »
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Mensagem por Convidad Sáb maio 29, 2010 4:10 pm

Vemariam aqui no Rio eles reprovam direto, mas os documentos (licença anual) são emitidos! A minha sorte é que o meu é de 1994, daí ... Inspeção Veícular Icon_rolleyes

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Mensagem por Nil Sáb maio 29, 2010 4:15 pm

AQUI NO CEARÁ NÃO TEMOS ESSE PROBLEMA PORQUE TODO BUGGY 0KM SAI COM MOTOR AP.

Vamaream escreveu:
A BRM e outras marcas de replicas que saem 0KM 1600 tork com carburação simples antiga não passam no teste em SP. Não sei como foi feita a homologação desses carros junto ao PROCONVE, ou se exigiram o teste de emissões.
Se vcs conhecerem alguem que foi reprovado no teste, me avise por MP quero estudar esses casos.

Esses motores estão alterados e dificilmente vão passar no teste!


BEM VAMOS RACIOCINAR:

UM MOTOR 1600 TORK COMPLETO CUSTA R$ 9.500,00 E SÓ É VENDIDO INJETADO; ALGUMAS MARCAS PAULISTAS VENDEM O BUGGY COM "ESSE MOTOR" CARBURADO POR R$ 24.000,00 SEM OPCIONAIS.

O MOTOR AP COMPLETO COM INJEÇÃO FICA POR R$ 6.500,00; NO CEARÁ O BUGGY COM MOTOR AP CUSTA R$ 30.000,00
SE NÓIS AQUI MONTASSÉMOS O BUGGY COM MOTOR 1600 TORK 0KM O VALOR DO CARRO IRIA PARA 33.000,00

O MESMO MOTOR 1600 TORK REMANUFATURADO CUSTA R$ 2.500,00; SE NÓIS QUI NO CEARÁ MONTASSÉMOS O BUGGY COM MOTOR 1600 TORK REMANUFATURADO, O VALOR DO BUGGY SERIA R$ 23.000,00.

PORUQE SERÁ QUE ESSES MOTORES "PAULISTAS" NÃO PASSAM NA INSPEÇÃO?????
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Mensagem por Kleyton Maia Sáb maio 29, 2010 7:36 pm

Vamaream, Qual é o % de emissao para veiculo 1974 :-) ?


Outra coisa veja só existe uns filtros , muito utilizados em fabricas onde o carro so pode entrar com o tal filtro acoplado no escapamento, isso diminui a emissão se sim poderia ser colocado no dia da inspeção aletarndo o resultado da mesma depois .. bom depois é depois .. né ..

Mas sei lá um caso a sen pensar num pais onde o povo sofre as chibatadas psicologicas .. um Inspeção Veícular Icon_cheers
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Mensagem por Vamaream Dom maio 30, 2010 10:09 am

Olá Kleyton...
Não sei dizer a % de emissão para veículos 1974.
Esta matéria estava na internet....e eu achei interessante e útil, por isso postei.
Vamos deixar em aberto a sua pergunta....também tenho interesse nos carros depois de 1970, principalmente os de motores boxer.
Mais precisamente os 1300, 1500.
Abs.
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Mensagem por Volnei S Dom maio 30, 2010 10:40 am

Vamaream escreveu
ATENÇÃO: Todo carro que utilize motor VW a ar, fabricado a partir de 1989... se utilizar carburação simples, terá que ter o H30 PIC-S. ou então... mais seguro será usar carburação dupla... como era original nas Kombis

Vemaream: este tópico tá muito interesante. Se comprar um motor num desmanche, uma vêz colocado no buggy, como identificar o ano de fabricação e saber em qual classificação de emissão ele se enquadra? Abçs.
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Mensagem por Vamaream Dom maio 30, 2010 6:41 pm

Volnei S...tudo bem?

É difícil sabermos o nascimento de uma motor, se ele não tem documentação.É difícil saber se era gasolina ou álcool pois em 1985 não existia uma ligação entre número de chassi e motor, a VW só começou a incluir essa informação nos chassi iniciados por 9BWZZZ , talvez tenham trocado kit de camisas, pistões e cabeçotes aproveitando a mesma carcaça ( isso é comum ) , lembre-se que tempos atrás ninguém queria carro movido a álcool, muitos fizeram a transformação para gasolina.
Algumas coisas podemos e devemos olhar...a numeração...que nos dara o provável modêlo...1300,1500....etc.
O carburador também pode nos dar uma idéia....H-30 pic ou H-30 pics...ou mais antigo...
E por aí vai....veja também as normas do denatran.....
Junta tudo e vê se compensa...
Abs.
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_199.pdf
Veja as letras iniciais de cada modelo.

BD - 1600 GAS FUSCA
BG - 1600 GAS KOMBI E KOMBI EXP
BJ - 1300 GAS FUSCA
BK - 1300 ALC FUSCA BRASILIA
BM - 1300 ALC GOL
BN - 1600 GAS BRASILIA
BP - 1600 ALC GOL SAVEIRO
BV - 1600 GAS VARIANT
BX - 1600 ALC KOMBI KOMBI EXP
BY - 1300 GAS GOL
BZ - 1600 GAS KOMBI
UF - 1600 GAS FUSCA
UG - 1600 GAS KOMBI
UJ - 1600 ALC FUSCA
UK - 1600 ALC KOMBI

Motores acima de 90
UFA - 1600 GAS FUSCA
UJA - 1600 ALC FUSCA
UGA - 1600 GAS KOMBI CARAT

MAIS ANTIGOS ( 68 a 77 )

B-1200
BJ-1300
BF-1300
BH-1500
BB, BA, BD, BV,BZ, BG, BN -1600
BL-1700 ( SP 2 )
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Mensagem por Hedney Seg maio 31, 2010 3:23 pm

Muito útil essa explicação eu estou justamente com essa dúvida com um motor que comprei não é exato mais já é uma possibilidade de identificação.

Vamaream escreveu:Volnei S...tudo bem?

É difícil sabermos o nascimento de uma motor, se ele não tem documentação.É difícil saber se era gasolina ou álcool pois em 1985 não existia uma ligação entre número de chassi e motor, a VW só começou a incluir essa informação nos chassi iniciados por 9BWZZZ , talvez tenham trocado kit de camisas, pistões e cabeçotes aproveitando a mesma carcaça ( isso é comum ) , lembre-se que tempos atrás ninguém queria carro movido a álcool, muitos fizeram a transformação para gasolina.
Algumas coisas podemos e devemos olhar...a numeração...que nos dara o provável modêlo...1300,1500....etc.
O carburador também pode nos dar uma idéia....H-30 pic ou H-30 pics...ou mais antigo...
E por aí vai....veja também as normas do denatran.....
Junta tudo e vê se compensa...
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Inspeção Veícular Empty Pessoal recebi este e-mail do Mauricio Moral de SP.

Mensagem por Farina Seg Jul 26, 2010 8:01 am

Sábado (24), fiz a Inspeção Veicular – Controlar, do meu Buggy.



De 2009 para 2010, os padrões alteraram. Ficou bem mais fácil para os “veículos especiais”.



Em 2009 o parâmetro para CO2 era de 1.00. Esse ano (2010) é de 6.00, que na minha opinião é exagerado.



O procedimento é o seguinte.



1. Automaticamente, através da placa do veículo, aparecem todos os dados do Buggy existentes nos documentos e cadastro;

2. O operador do teste faz todas as conexões no Buggy;

3. Ao conectar, aparece na tela do computador uma mensagem “Veículo Especial”. O equipamento é bloqueado;

4. O operador chama o inspetor que verifica visualmente o tipo de motor existente;

5. O inspetor digita um tipo de senha e libera o computador selecionando dados do motor. No meu caso apareceu “Veículo Especial” – Tipo de Motor;

6. O inspetor digitou “volkswagem gasolina 1600” e em seguida digitou novamente um tipo de senha;

7. Em seguida o computador liberou a tela contendo os parâmetros, possibilitando assim ao operador dar continuidade ao trabalho de inspeção;

8. Inspeção feita, o Buggy foi aprovado, colaram o selo 2010 no parabrisa e me entregaram o comprovante da analise onde pude ler que o limite máximo de CO2 era de 6.00 enquanto a medição feita apontou 1.04. Assim sendo, passou.



Enfim, o limite aumentou.



O que ocorre por aí é que existe uma tabela básica que foi distribuída às oficinas mecânicas e empresas voltadas a essa pré-vistoria. Nessa tabela consta classificação genérica de veículos por ano e tipo de combustível. Por essa tabela, o Buggy 2004 deveria apresentar nível de CO2 de 0.5, a metade do limite do ano passado entretanto, o Buggy é tratado como “veículo especial” e utiliza outra tabela onde, no meu caso, apareceu o limite 6.0, muito acima do necessário e esperado. Fácil de conseguir.



Segundo o inspetor, alguns veículos importados tipo Mercedes (não lembro a classificação), Santa Fé (6 cilindros) e alguns outros, também de 6 cilindros acima, é que estão sofrendo com algum tipo de limitação técnica. Aos demais, existem parâmetros bem favoráveis. Até mesmo moto, não esta existindo problemas.



Deu por perceber que as críticas feitas por buggeiros ao Controlar, não são tão verídicas assim. Aquelas trocas de placas e documentos, colocar álcool no tanque, instalar provisoriamente catalisador, mudar a configuração do Buggy, etc..., não é necessária, desde que o buggueiro goste e cuide de seu Buggy e manha sempre revisões e cuidados mecânicos básicos e necessários.
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Mensagem por Kleyton Maia Seg Jul 26, 2010 8:20 am

Boa informação Farina um Inspeção Veícular Icon_cheers deu pra ficar mais tranquilo com isso.
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Mensagem por flb74 Seg Out 11, 2010 11:23 am

bom dia, srs.

é a primeira vez que posto aki.

vou passar pela inspeção veicular na quinta dia 14, e tenho uma dúvida:

se atrazar o ponto do meu carro, melhora na emissão de gazes? Shocked

Grato.

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Mensagem por Bugólatra Seg Out 11, 2010 12:28 pm

Farina escreveu:Sábado (24), fiz a Inspeção Veicular – Controlar, do meu Buggy.



De 2009 para 2010, os padrões alteraram. Ficou bem mais fácil para os “veículos especiais”.



Em 2009 o parâmetro para CO2 era de 1.00. Esse ano (2010) é de 6.00, que na minha opinião é exagerado.



O procedimento é o seguinte.



1. Automaticamente, através da placa do veículo, aparecem todos os dados do Buggy existentes nos documentos e cadastro;

2. O operador do teste faz todas as conexões no Buggy;

3. Ao conectar, aparece na tela do computador uma mensagem “Veículo Especial”. O equipamento é bloqueado;

4. O operador chama o inspetor que verifica visualmente o tipo de motor existente;

5. O inspetor digita um tipo de senha e libera o computador selecionando dados do motor. No meu caso apareceu “Veículo Especial” – Tipo de Motor;

6. O inspetor digitou “volkswagem gasolina 1600” e em seguida digitou novamente um tipo de senha;

7. Em seguida o computador liberou a tela contendo os parâmetros, possibilitando assim ao operador dar continuidade ao trabalho de inspeção;

8. Inspeção feita, o Buggy foi aprovado, colaram o selo 2010 no parabrisa e me entregaram o comprovante da analise onde pude ler que o limite máximo de CO2 era de 6.00 enquanto a medição feita apontou 1.04. Assim sendo, passou.



Enfim, o limite aumentou.



O que ocorre por aí é que existe uma tabela básica que foi distribuída às oficinas mecânicas e empresas voltadas a essa pré-vistoria. Nessa tabela consta classificação genérica de veículos por ano e tipo de combustível. Por essa tabela, o Buggy 2004 deveria apresentar nível de CO2 de 0.5, a metade do limite do ano passado entretanto, o Buggy é tratado como “veículo especial” e utiliza outra tabela onde, no meu caso, apareceu o limite 6.0, muito acima do necessário e esperado. Fácil de conseguir.



Segundo o inspetor, alguns veículos importados tipo Mercedes (não lembro a classificação), Santa Fé (6 cilindros) e alguns outros, também de 6 cilindros acima, é que estão sofrendo com algum tipo de limitação técnica. Aos demais, existem parâmetros bem favoráveis. Até mesmo moto, não esta existindo problemas.



Deu por perceber que as críticas feitas por buggeiros ao Controlar, não são tão verídicas assim. Aquelas trocas de placas e documentos, colocar álcool no tanque, instalar provisoriamente catalisador, mudar a configuração do Buggy, etc..., não é necessária, desde que o buggueiro goste e cuide de seu Buggy e manha sempre revisões e cuidados mecânicos básicos e necessários.

flb74 escreveu:bom dia, srs.

é a primeira vez que posto aki.

vou passar pela inspeção veicular na quinta dia 14, e tenho uma dúvida:

se atrazar o ponto do meu carro, melhora na emissão de gazes? Shocked

Grato.
Olá flp seja bem vindo ao PB, amigo o Farina postou um comentário de como é feita essa vistoria, siga os conselhos e dicas dele que você não terás problemas com a sua.

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Mensagem por Edmilson Seg Out 11, 2010 7:26 pm

È realmente de ter havido alguma alteração de parâmetros,muitos colegas proprietarios de fuscas e derivados agora passaram bem tranquilos na inspeção veicular,uma dica importante é que fizeram as devidas regulagens nos motores algumas horas antes de se dirigirem para inspeção e deu certo!
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Mensagem por Convidad Qui Abr 12, 2012 9:27 am

Ontem levei meu carro pra afinar a mistura num centro de inspeção veicular onde tenho um amigo engenheiro que é gerente do local, isso depois de ter trocado o comando de válvulas e alterado a giglagem do carburador.Nós usamos como referência um gol 1.8 gt, pois apesar do meu carro ser 2008 ele é carburado não tem catalizador e nem canister, então esse modelo de gol que usamos é o que mais se enquadrava ( limite máximo 5.0 ), já que no programa não tinha veículos especiais.

Quando cheguei com o carro o indice estava em 5.5, conseguimos empobrecer a mistura e o mínimo que conseguimos deixar foi 3.8, lembrando que se fosse levar em consideração o ano de 2008 o índice seria de 0.5!!!

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Mensagem por Bugólatra Qui Abr 12, 2012 11:35 am

MARCELO BRASIL escreveu:Ontem levei meu carro pra afinar a mistura num centro de inspeção veicular onde tenho um amigo engenheiro que é gerente do local, isso depois de ter trocado o comando de válvulas e alterado a giglagem do carburador.Nós usamos como referência um gol 1.8 gt, pois apesar do meu carro ser 2008 ele é carburado não tem catalizador e nem canister, então esse modelo de gol que usamos é o que mais se enquadrava ( limite máximo 5.0 ), já que no programa não tinha veículos especiais.

Quando cheguei com o carro o indice estava em 5.5, conseguimos empobrecer a mistura e o mínimo que conseguimos deixar foi 3.8, lembrando que se fosse levar em consideração o ano de 2008 o índice seria de 0.5!!!
Marcelo tu fez isso somente como uma pré vistoria pra saber se o buggy estava apto a ser vistoriado ou isso já foi a vistoria oficial mesmo? passou bem?
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Mensagem por Convidad Qui Abr 12, 2012 12:14 pm

Bugólatra escreveu:
MARCELO BRASIL escreveu:Ontem levei meu carro pra afinar a mistura num centro de inspeção veicular onde tenho um amigo engenheiro que é gerente do local, isso depois de ter trocado o comando de válvulas e alterado a giglagem do carburador.Nós usamos como referência um gol 1.8 gt, pois apesar do meu carro ser 2008 ele é carburado não tem catalizador e nem canister, então esse modelo de gol que usamos é o que mais se enquadrava ( limite máximo 5.0 ), já que no programa não tinha veículos especiais.

Quando cheguei com o carro o indice estava em 5.5, conseguimos empobrecer a mistura e o mínimo que conseguimos deixar foi 3.8, lembrando que se fosse levar em consideração o ano de 2008 o índice seria de 0.5!!!
Marcelo tu fez isso somente como uma pré vistoria pra saber se o buggy estava apto a ser vistoriado ou isso já foi a vistoria oficial mesmo? passou bem?



Na verdade so fui regular o carro, visto que o centro de inspeção dispunha dos equipamentos e ajudaria muito no acerto.

Se for como o Farina falou que para veículos especiais o indice de CO2 tem tolerancia de 6.0, o meu passaria com facilidade, pois acertei com 3.8, agora se for levar em consideração a um carro 2008 normal onde o índice é apenas 0.5, seria praticamente impossível sendo carburado.

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Mensagem por Josias Tito Gomes Qui Abr 12, 2012 12:50 pm

Cuidado também com o som do escapamento

eles estão medindo os decibéis também.

Eu tive que trocar coloquei o de fusca de duas saidas, aí passou.
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Mensagem por Convidad Qui Abr 12, 2012 10:03 pm

Esse negócio agora que chegou por aqui está me tirando o sono!!!

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Mensagem por Mario - Canavieiras-BA Qui Abr 12, 2012 10:10 pm

Tomare que isso venha de tartaruga para essas bandas de cá
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Mensagem por Gustavo Sex Abr 13, 2012 8:39 am

Vou fazer a minha vistoria dia 27 , só quero ver como anda essa "moda" por aqui .
No ano passado o aparelho de medição estava quebrado ( para variar) e não sei como será agora !
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Mensagem por Convidad Sáb Abr 14, 2012 6:32 am

Gustavo escreveu:Vou fazer a minha vistoria dia 27 , só quero ver como anda essa "moda" por aqui .
No ano passado o aparelho de medição estava quebrado ( para variar) e não sei como será agora !

Gustavo, imagino que vá fazer a vistoria no Posto de C. Frio, depois me conta como as coisas andaram por lá, ok?! Abração.

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Mensagem por Convidad Sáb Abr 14, 2012 11:58 am

Caramba....tomara que a tartaruga que o Mario Canasvieiras citou acima primeiro passe por lá pra que depois venha pra cá, pq só em ler a quantidade de ítens da relaçao, já da arrepios...ta loco!!!

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Mensagem por Sergio Augusto Sáb Abr 14, 2012 12:52 pm

O Bugre foi reprovado no teste de gases por duas vezes este ano! Só consegui passar depois que levei o carro numa retífica aqui de perto para na máquina de análise de gases fechar o carburador ao máximo. O carro fica uma bobagem! Depois voltei lá prá acertar! Se não fizer isso não passa!
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Mensagem por Convidad Dom Abr 15, 2012 2:55 pm

Sergio Augusto escreveu:O Bugre foi reprovado no teste de gases por duas vezes este ano! Só consegui passar depois que levei o carro numa retífica aqui de perto para na máquina de análise de gases fechar o carburador ao máximo. O carro fica uma bobagem! Depois voltei lá prá acertar! Se não fizer isso não passa!

Pois é, o Rio de Janeiro tem certas peculiaridades... por mais que São Paulo seja rigoroso, por aqui as coisas sempre são mais complicadas!

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Mensagem por Gustavo Seg Abr 16, 2012 1:52 pm

Ixe , já tô ficando preocupado ...
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