Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carroceria AMX no chassi VW

+6
Beco
Manoel Messias
Clayton
Nil
jperson
Diogo Lima
10 participantes

Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Diogo Lima Sex Abr 30, 2010 10:02 pm

Pessoal, a principio não sei se o tópico seria este mesmo mas a duvida é a seguinte: Tenho um AMX e estou desconfiado que a transformação dele passou os niveis de coisas estranhas, a minha duvida é sobre a carroceria, primeiramente a fixação, somente 4 parafusos prendem a carroceria ao chassi ( dois na traseira em cima do amortecedor e dois no chapeu de napoleão) quanto a isso nem vejo tanto problema de reforçar mas os mais estranho é a diferença de altura da carroceria para o chassi, olhando de cima pelo vão do freio de mão vemos o chassi muito baixo e a carroceria não tem mais como se "ajuntar" ao chassi, o contorno do chapeu de napoleão ja esta apoiado na carroceria e a traseira ja esta apoiado no suporte do amortecedor, até aí não teria problema se não fosse a pedaleira, os pedais estão mais baixo que a carroceria e por isso o antigo dono cortou um quadrado no fundo da carroceria para poder passar os pedais... acho isso muito estranho e não vejo uma forma de levantar a pedaleira ou descer o fundo da carroceria sem cortar pelo menos a parte do motorista inteiro e fazer a fibra novamente... as duvidas são: o AMX foi fabricado para chassi tubular e o sistema é diferente? foi fabricado para vw e tem algo muito absurdo ou isso é "normal" neste modelo.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6184
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Convidad Sáb maio 01, 2010 6:28 am

Diogo normal não poder ser ... a menos que o fabricante não tivesse a menor noção do que estava fazendo quando produziu o carro ... o que não acredito!
Vamos lá ... quanto a fixação aconselho vc a utilizar mais pontos tanto no cabeçote do chassi quanto na parte trazeira. No Bugre tenho 10 pontos de fixação da carroceria e um sistema de cantoneiras que envolvem todo o fundo do carro para ajudar a estabilizar a carroceria.
Quanto a altura, também tenho um vão razoável entre a carroceria e o chassi que se vê por cima e pelo buraco do freio de mão, mas em decorrência do aumento de altura que fiz na ocassião da reforma. Ainda assim, não existe problema em relação a altura dos pedais, o encaixe é perfeito! Procure ver se o antigo dono não suspendeu excessivamente a carroceria mexendo nos suportes de fixação do chassi! É a única explicação!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por jperson Sáb maio 01, 2010 6:31 am

Diego, tire umas fotos dos problemas que relatou, fica mais fácil ajudar.
Abraço
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Nil Sáb maio 01, 2010 6:45 am

DIOGO, O AMX FOI FABRICADO PRA USAR CHASSI VW.
(O PISO DA CARROCERIA PRA CHASSI TUBULAR É PLANO, NÃO TEM O TÚNEL, OU SEJA, TUDO MUITO PRÁTICO PRA TROCAR CABOS, REGULAR FREIO E ALAVANCA DE CAMBIO.)

O QUE ACONTECEU AI FOI UM SERVIÇO MUITO MAL FEITO. A SOLUÇÃO É RETIRAR O CHASSI FORA E READAPTA-LO A CARROCERIA. ISSO ERA COMUM QUANDO SE MONTAVA BUGGY EM FUNDO DE QUINTAL OU NA GARAGEM SEM CRITÉRIOS OU CONHECIMENTO.


VOCE TÁ COM UM PROBLEMÃO E NÃO ADIANTA DAR UM JEITINHO, TEM QUE FAZER DIREITO PRA SUA SEGURANÇA.


Última edição por NILL em Sáb maio 01, 2010 8:00 pm, editado 1 vez(es)
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10097
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Clayton Ter maio 04, 2010 8:04 pm

Diogo, me perdoe, quis "citar" sua última mensagem nesse tópico e acabei apagando a mesma e não sei como ressucitá-la. POR FAVOR ME DESCULPE Carroceria AMX no chassi VW Icon_redface .

Obs; achei legal o nome NASABUGGGY QUINTAL CORPORATION S/A.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7091
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Diogo Lima Seg maio 10, 2010 7:59 pm

Sem problemas Cleyton...
A NASABUGGY QUINTAL CORPORATION S.A fez cada coisa no meu buggy que só vendo pra acreditar...
Na mensagem anterior eu falava sobre esperar o chassi chegar para colocar a carroceria por cima pra ver as possibilidades, o chassi chegou e descobri tanta coisa errada que deu até um baixo astral... a principio o chapeu de napoleão estava com um remendo muito grosso no topo e isso deixava a carroceria muito longe do chassi, depois que resolvi isso vi que o fundo do buggy inteiro esta todo irregular, parece que a forma do buggy não tem o fundo e o mesmo é emendado depois e no meu caso a NASABUGGY emendou a moda brasil, ou seja, o fundo do lado do motorista é mais alto do que o fundo do lado do carona, vou cortar o fundo do lado do motorista e descer até chegar ao nivel do chassi pra colocar a pedaleira pra dentro.

Foi uma pena não ter tirado foto da adaptação, dava pra concorrer como foto do mes com o titulo
"saltando na areia". RSRS

Carroceria AMX no chassi VW Flinstonescar
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6184
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Convidad Seg maio 10, 2010 8:19 pm

Fala Diogo!
Sempre há um lado bom nas coisas ... no seu caso é já ter descoberto os problemas e saber que tem solução! Cheguei a suspeitar do chapéu de Napoleão quando me referi ao possível aumento dos suportes de fixação do chassi, mas nunca pensei em um fundo com dois níveis distintos para cada lado do veículo ... coisa de artista! Carroceria AMX no chassi VW Kopfschuettel
Perca um pouco mais de tempo, gaste um pouco mais, mas faça de forma correta e definitiva que ao final vai compensar ... boa sorte na reforma e grande abraço!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Manoel Messias Qua Ago 11, 2010 10:57 pm

Diogo,

Tudo beleza?
Vi essas mensagens sobre o seu AMX. Como está ele?
Eu montei um desde zero e realmente ele só vinha com 4 parafusos fixando no chassi.
Depois de uns 10 anos de uso depois de um freio forte quando a carroceria resolveu fugir, parei ele para uma reforma.
De 4 parafusos passou para 26.
Vendi ele a tempos atrás para um amigo e ele não vende. Mas conforme acordo, a prioridade será sempre minha na venda.
Aqui em Salvador tinham duas fábricas AMX em tempos diferentes. Conheci as duas. O meu saiu da primeira. Um primo meu trabalhava lá.

Abçs,

Manoel
Manoel Messias
Manoel Messias
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Salvador/BA
Tipo de Buggy : Buggy AMX, agora de Fusca 1975
Pontos : 5759
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Diogo Lima Qui Ago 19, 2010 12:27 pm

Olá Manoel,
A reforma do meu ta devagar por falta de tempo, agora to na preparação para pintura mas trabalhando no buggy um dia por semana ta brabo de acabar, no que você tinha você colocou onde os outros pontos de fixação alem do chapeu de napoleão e no assento traseiro?
Vou arrumar um tempinho durante a semana pra postar as fotos da reforma, fiquei feliz de saber que você ja teve algumas experiencias com o AMX, este buggy é mais raro do que eu imaginava.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6184
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Manoel Messias Qui Jan 06, 2011 10:01 pm

Diogo,

Fiquei triste. Meu ex-AMX tá surrado. Acabado...
Veja aí alguns reforços criados. Acho que só quem tem buggys em chassis VW tem esses problemas. As carrocerias as vezes balançam, ficam sem ponto de apoio, etc. Mas buggy montado é assim mesmo. A graça é essa. Acho que o dono atual deixou assim pois nunca deu defeito aí ele resolveu nunca mexer. Hoje ele me falou que trocou as velas e cabos.

Seguem algumas fotos

Manoel

Foto1 - No uso diário.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_estac_2

Foto 2 - Reforço com três parafusos de cada lado. Fazem sete anos e parece que colocou hoje.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_ref_diant

Foto 3 - O mesmo reforço da frente só que unindo a barra que vai lá para o fundo do buggy.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_ref_fundo_2

Foto 4 - A barra.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_ref_barra_fundo

Foto 5 - Essa parte ficou muito boa. Soldado no chassis, por baixo da carroceria, tem um arco tipo uma estrutura tubular para receber esses 4 parafusos.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_arco_4_paraf

Foto 6 - Antes o Sto Antônio era apenas atrás.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_sto_ant_2

Foto 7 - Essas duas barras prendem o fundo até os garfos que sustentam o motor.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_fundo_3

Foto 8 - Trilho do bando rebatível para frente.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_trilho_2

Foto 9 - Uma foto do motor. Ignição com módulo Bosch, Bobina de Gol MI e Alternador.
Carroceria AMX no chassi VW AMX_motor_1

Manoel Messias
Manoel Messias
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Salvador/BA
Tipo de Buggy : Buggy AMX, agora de Fusca 1975
Pontos : 5759
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Diogo Lima Sex Jan 07, 2011 7:24 pm

Manoel,
Ficou muito legal o serviço de reforço na fixação da carroceria, me deu uma luz neste assunto, andar com 4 parafusos segurando a carroceria parece tão seguro quanto andar de moto sem capacete.
O seu amigo realmente deu uma abandonada no buggy, tava bom de pega-lo de volta, quem sabe ele ja resolveu te vender e ta só esperando uma proposta. rsrs
Pra mim é uma satisfação enorme ver estas fotos, o AMX é raro ao ponto de faltar informação até na internet e por incrivel que pareça se você não tivesse aparecido com este aqui eu não saberia nem o nome do meu no dia que comprei porque na frente onde vem escrito AMX tava pintado a pincel todo borrado e eu dei só uma olhada rapidinho e quando procurei no PB que eu o reconheci pela lanterna do pisca, eu jurava que alguém tinha feito aquilo pra adaptar, depois que vi este que era seu que percebi que a lanterna vinha assim mesmo.
No meu eu arranquei as lanternas no dia seguinte e baseado na minha longa experiencia com fibra, remodelei com plastic. rsrs depois eu resolvi isso.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6184
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Manoel Messias Sex Jan 07, 2011 9:49 pm

Pois é Diogo.

Eu vendi ele depois de ter feito a reforma. Ele é meu colega de trabalho e achei que seria mais fácil comprar de volta.
Que nada. Por incrível que pareça é um verdadeiro "xodó" para ele.
Quando o buggy estiver mais limpo vou tirar umas fotos mais detalhadas com a máquina. Essas foram de celular.
Acho que vou desistir desse apesar de gostar dele e partir para um kadron ou algum de dois lugares.

Já comecei a procurar e hoje achei um bird, um selvagem e um giant. Vou continuar...

Manoel
Manoel Messias
Manoel Messias
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 80
Idade : 58
Localização : Salvador/BA
Tipo de Buggy : Buggy AMX, agora de Fusca 1975
Pontos : 5759
Data de inscrição : 08/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Beco Dom Jan 09, 2011 6:32 am

Detalhes construtivos dos buggies do final dos anos 60 e início dos 70 (O meu Glaspac, BRM, Bugre e alguns poucos outros): O chassi permanecia com o piso do fusca e a carroceria (de fibra muito grossa) era aparafusada na frente, sobre o trem da suspensão, na traseira de maneira semelhante àquela travessa do AMX e com parafusos em toda a volta do assoalho do fusca, nos mesmos furos originais. Isso dava uma resistência muito grande ao conjunto, ficando praticamente (praticamente, viu Nill, não verdadeiramente) um monobloco rígido e muito forte. Depois, começaram a retirar o assoalho e colocar de fibra, mas mantendo o chassi do Fusca (na verdade, o chassi do Fusca é só o túnel). Em alguns, se criava esta coisa de não conseguir alinhar o assoalho com a pedaleira. Já vi alguns com um ponto rebaixado só na pedaleira, para conseguir um lift na carroceria.

Como o chassi do Fusca, sem o assoalho, fica muito flexível, é interessante montar um reforço imitando um chassi tubular à volta. Ao mesmo tempo, consegues mais pontos de fixação entre as extremidades.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por brunorodrigo Qui Jan 20, 2011 12:52 pm

O chassi do meu Bird era assim, preso em 4 locais, na torre dos amortecedores traseiros e no cabeçote....

Carroceria AMX no chassi VW Dsc029992048x1536

Depois da reforma geral, acrescentei duas "longarinas" feitas com cantoneiras de aço + dois reforços centrais

Carroceria AMX no chassi VW Dsc030992048x1536

No total ele está parafusado com 16, oito de cada lado, agora o buggy é outro, não torce o chassis como antes, ficou com a estrutura mais rígida...
brunorodrigo
brunorodrigo
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 69
Idade : 39
Localização : Natal-RN
Tipo de Buggy : Bird
Pontos : 5324
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Diogo Lima Seg Jan 24, 2011 7:17 am

Tambem fiz isto pra dar uma força.
Carroceria AMX no chassi VW Chassi.th
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6184
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por GTMartini Seg Jan 24, 2011 7:45 am

O meu é um Abais, originalmente tinha 8 pontos de apoio sendo nos paralamas traseiros (esse da sustensao), dois nos chapeis de napoleao, dois nos pés do banco de tras e dois que uniam o parachoque com a carroçaria. Coloquei mais dois nos paralamas da frente, tb fiz o reforço das longarinas e ergui a fibra. Já original ele tinha um rebaixo pra pedaleira sim, agora ficou maior porcausa da erguida da carroçaria. Eu ia rebaixar o assoalho de frente toda, mas acabei nao fazendo e estou mto acostumando com isso, mem atrapalha em nada. Retirei o tunel de fibra dele pois com essa erquida nao mais precisei dele. e coloquei um sto antonio preso em 6 pontos na fibra. O carro é outro agora, mto mais firme e estavel, devo ter perdido um pouco em dunas por estar mto rigido, antes ele torcia e grudava melhor nas areias, mas na estrada está animal, mesmo 10cm mais alto (por causa dospeneus tb mais altos), é muito mais estavel. o chassi de fusca é mto bom pra quem pretende mexer além do que se apodrecer algo vc pode ver, já vi mto buggy com chassi tubular q qdo foi ver, nao tinha mais tubo por dentro. Além de que o metal do fusca parece durar mais. nao troco por nada. Mais uma coisa, qdo for refazer o assoalho, vc pode pegar um assoalho de fusca e passar fibra por ele e intalar na carroçaria, vai ficar super forte e bem feito.
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5612
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Marinho Muniz Seg Jan 24, 2011 11:29 am

A proxima parada para fazer algum serviço de manutenção preventiva no meu Buggy Bird, vou seguir o conselho do GTMartini e passar fibra no assoalho.
Tudo indica que fica muito bom.
Marinho Muniz
Marinho Muniz
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 133
Idade : 71
Localização : Campinas - Sao Paulo
Tipo de Buggy : Bird / Vermelho
Pontos : 5221
Data de inscrição : 29/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Júnior22 Seg Jan 24, 2011 5:52 pm

Essas longarinas são algo que pretendo fazer nos daqui de casa. Tanto pelo reforço estrutural quanto para ter mais pontos de fixação da carroceria, mas quero fazer usando tubos.
Júnior22
Júnior22
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 112
Idade : 51
Localização : Porto Seguro - BA
Tipo de Buggy : Dakar plus II
Pontos : 5020
Data de inscrição : 01/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por GTMartini Ter Jan 25, 2011 4:53 am

Primeiro lugar Junior, Seu buggy ta bonito no avatar!!! rssss
Então qdo eu fui fazer o meu, ia fazer com tubo quadrado, mas ai me veio a cabeça esses buggy com chassis tubular que vi sendo reformado, tudo podre demais e alguns sem nem mais o tubo. O problema é que qdo a agua entra por qqr motivo dentro do tubo (furo de fixação, trinca, solda mal feita...) a agua não consegue mais sair, o mesmo acontece com o sal e areia das praias, o tubo apodrece rapidinho, então resolvi fazer meus reforços com perfil U, além do que um perfil redondo só é bom pra troção em seu proprio eixo, para flexão um perfil quadrado é melhor.
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5612
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por jperson Ter Jan 25, 2011 5:16 am

Meus reforços são com cantoneiras.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Convidad Ter Jan 25, 2011 5:33 am

Os meus também e ficou como o GTMartini falou ... a carroceria não trabalha mais e sumiram os problemas de trincas na fibra.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Carroceria AMX no chassi VW Empty Re: Carroceria AMX no chassi VW

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos