Planeta Buggy
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Preparando para ligar o BUGRE

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Mensagem por Eichenberg Ter Abr 20, 2010 8:07 pm

Capítulo anterior, para quem se interessar em seguir passo a passo minha história com o BUGRE:
https://planetabuggy.forumeiros.com/apresentacoes-f9/e-de-repente-sou-um-buggueiro-t1680.htm

Bueno, tá chegando a hora. Neste final de semana me vou de mala e cuia para o litoral para fuçar no bichinho.

Planejo:

1) carregar a bateria;
2) trocar a bomba de combustível por uma nova (percebi que girando o arranque, não puxa o combustivel do tanque)
3) trocar o óleo do motor; (se for problema na membrana, deve ter gasolina no carter)
4) trocar o filtro de óleo do motor;
5) verificar o estado das velas e trocar se necessário;
6) verificar fluído de freios; (onde fica o reservatório do BUGRE?)
7) verificar nível do óleo da caixa de cambio;
8 ) trocar o filtro de gasolina;
9) abrir o distribuidor e verificar estado dos contatos, do rotor e folga do platinado;
10) por o ponto na marca original (sem querer na visita anterior eu mexi no distribuidor e vi que ele estava solto, logo, tirei do ponto)

Vou levar:

1) Dica do Planeta Buggy (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/ponto.htm)
2) Dica do Planeta Buggy (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/automotor.htm)
3) Dica do Planeta Buggy (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/volkswagen.htm)
4) manual Conheça seu Volkswagen, de Amaury F. de Almeida (não lembro onde obtive)
5) Ferramentas diversas

O objetivo inicial é girar o motor e dar umas voltas prá curtir o bichinho sem muita extravagância.
Já sei que é um BUGRE ANO 1977/1977, capacidade de 5 (?) passageiros, motor de 46 V (tá no documento dele).

Já que vou fazer eu mesmo, pelo menos esta inicial (depois pretendo rebocar o BUGRE até uma oficina e daí sim, verificar o estado geral dele mas isso só no mes que vem), pergunto aos colegas se esqueci alguma coisa e aceito sugestões.

Abraços!

Próximo capítulo: Meu BUGRE, FUNCIONOU!!! Para acompanhar, utilizar o link abaixo:
https://planetabuggy.forumeiros.com/conversa-amiga-f18/meu-bugre-funcionou-t1730.htm#14853


Última edição por Eichenberg em Seg maio 03, 2010 8:14 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Guga Pedrosa Ter Abr 20, 2010 10:40 pm

Eichenberg escreveu:Bueno, tá chegando a hora. Neste final de semana me vou de mala e cuia para o litoral para fuçar no bichinho.

Planejo:

1) carregar a bateria;
2) trocar a bomba de combustível por uma nova (percebi que girando o arranque, não puxa o combustivel do tanque)
Antes de trocar a bomba, faça outro teste. Coloque gasolina em uma garrafa pet perto do motor, e ligue uma mangueira direto da garrafa para a bomba. Pois pode ser apenas a linha de combustível entupida, o filtro entupido...

Eichenberg escreveu:
3) trocar o óleo do motor; (se for problema na membrana, deve ter gasolina no carter)
É muito importante mesmo você fazer a troca de óleo contaminado. Mas este vai ser um serviço bem sujo, sugiro que você não faça em casa Laughing
Leve em um posto de troca, é mais prático.
Só tenha cuidado com os vendedores, pois as vezes eles querem "empurar" qualquer óleo para por nos nossos buggys.
Escolha um óleo bom... não precisa ser óleo sintético, pode ser mineral. Pois nossos motores precisam trocar de óleo no máximo a cada 5mil km.
Coloca pelo menos um 20w50. Não coloque nunca um monoviscoso!
Veja se no posto também trocam a graxa da suspensão dianteira. Pois este é outro serviço barato e sujo, que não vale a pena fazer em casa

Eichenberg escreveu:
4) trocar o filtro de óleo do motor;
Na verdade nosso motores boxer não tem um filtro de óleo propriamente dito. Isso é um dos motivos dele precisar trocar óleo com mais frequência.
O filtro dele é apenas uma "penerinha" que fica perto do bujão de escoamento. Troque ela, ou pelo menos limpe. Onde você for trocar o óleo deve ter ela para vender.

Eichenberg escreveu:
5) verificar o estado das velas e trocar se necessário;
Dê uma lixada (lixa 600) nos seu contatos, e regule a folga deles com um calibrador de lâminas. Para ver se a vela funciona, ligue o cabo de vela nela, e encoste ela em alguma parte aterrada do carro (o motor por exemplo), dê um solo e veja se sai faísca.
Eichenberg escreveu:
6) verificar fluído de freios; (onde fica o reservatório do BUGRE?)
Isso varia de buggy para buggy, mas dê uma olhada no porta mala dianteiro que ele deve estar por ali.

Eichenberg escreveu:
7) verificar nível do óleo da caixa de cambio;
Eu não sei se dá para verificar, mas se você levar em um posto de troca de óleo, eles podem completar o nível para você

Eichenberg escreveu:
8 ) trocar o filtro de gasolina;
Lembra de trocar o filtro de ar também

Eichenberg escreveu:
9) abrir o distribuidor e verificar estado dos contatos, do rotor e folga do platinado;
Dá uma lixada em todos os contatos, tipo as pontas dos cabos de vela, aqueles contatos da tampa do ditribuidor, do rotor, platinado, etc...

Eichenberg escreveu:
10) por o ponto na marca original (sem querer na visita anterior eu mexi no distribuidor e vi que ele estava solto, logo, tirei do ponto)

Vou levar:

1) Dica do Planeta Buggy (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/ponto.htm)
2) Dica do Planeta Buggy (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/automotor.htm)
3) Dica do Planeta Buggy (http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/volkswagen.htm)
4) manual Conheça seu Volkswagen, de Amaury F. de Almeida (não lembro onde obtive)
5) Ferramentas diversas
Compre um calibrador de lâminas, é um jogo com várias lâminas de diferentes espessuras para calibrar folgas. É muito últil para fazer regulagens no motor. Você encontra casas de parafusos/ferramentas.

Eichenberg escreveu:
O objetivo inicial é girar o motor e dar umas voltas prá curtir o bichinho sem muita extravagância.
Já sei que é um BUGRE ANO 1977/1977, capacidade de 5 (?) passageiros, motor de 46 V (tá no documento dele).

Já que vou fazer eu mesmo, pelo menos esta inicial (depois pretendo rebocar o BUGRE até uma oficina e daí sim, verificar o estado geral dele mas isso só no mes que vem), pergunto aos colegas se esqueci alguma coisa e aceito sugestões.

Abraços!
Acho que é basicamente isso mesmo.
Cheque antes se a parte da ignição está toda ok.
Vá fazendo os testes para ver se chega corrente na vela.
Se chegar corrente, e o motor estiver no ponto... é quase certo que pegará.
Se precisar, abra a tampa do carburador, e coloque um pouco de gasolina da cuba (não precisa encher muito não). Isso facilitará muito sua vida, pois você não precisará esperar a bomba mandar gasolina até o carburador.

Para o motor ficar filé mesmo, só fica faltando regular as válvulas, limpar o carburador e regular a marcha lenta.
Mas ai você pode mandar alguém fazer esses serviços. Ou então, espera mais um tempo, pesquisa mais um pouco na internet e faz você mesmo Very Happy

Abraços,
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Mensagem por Ed Qua Abr 21, 2010 7:28 am

Não esqueça da camera digital, um alicate, um rolo de arame, bricadeirinha rs rs rs. Quando funcionar, deixe ele trabalhar um pouco em baixa rotação, não force, isto é bom pelo tempo que ele está parado. Fique atento com as luzes de oleo e da bateria no painel se acender em alta rotação pode ser algum problema, não acredito que tenha, uma vez funcionei um fusca que ficou parado por 22 anos, só troquei a bateria. Você disse que levará filtro de oleo, pra quê?




Eichenberg escreveu:Bueno, tá chegando a hora. Neste final de semana me vou de mala e cuia para o litoral para fuçar no bichinho.

Planejo:

1) carregar a bateria;
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Mensagem por Convidad Qua Abr 21, 2010 8:04 am

O reservatório do fuido de freio nos Bugres, constuma ficar na parte externa da caixa de rodas do lado esquerdo!! Dê uma verificada!!
Abraço.

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Mensagem por Chey Qua Abr 21, 2010 8:36 am

Bacana, espero em breve mandar uma mensagem dessas pedindo dicas de como por o bixinho pra rodar, por hora não tenho nenhuma dica util para dar, mais desejo boa sorte, porque sorte sempre faz parte...rs

Gostaria de saber aproximadamente custos de material para dar essa geral toda. Acredito que bastante iniciante vai achar a informação util.

Abraços a todos!
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Mensagem por Beco Qua Abr 21, 2010 12:10 pm

Já que vais tirar as velas, dá um jato de WD40 no buraco da vela, para dar uma lubrificada inicial nos anéis e no cilindro. Óleo de caixa não precisa ser trocado, mas verificado o nível. Confere e acompanhe a colocação de óleo.

Confere a tensão da correia e veja se não precisa ser trocada. Aproveita que está com o WD40 nas mãos e pulveriza as articulações do carburador.
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Mensagem por Eichenberg Qua Abr 21, 2010 11:54 pm

Que maravilha! Obrigado pelas sugestões e correções.

Eu realmente não sabia que não havia um filtro de óleo... faço sempre a manutenção do motor auxiliar do meu veleiro (Yanmar 2GM20 diesel 2 cilindros) e como ele tem um filtro de óleo, além dos filtros primário e secundário de diesel, achei que um motor VW boxer teria um, face ao seu tipo de utilização...

Pretendo fazer a troca de óleo eu mesmo, já tenho uma bandeija plástica de perfil baixo prá facilitar, mas o detalhe da peneirinha perto do bujão pe importante, já vou adquirir uma.

Vou fazer o teste da garrafa pet, mas creio que não é entupimento, pois dei uma boa chupada no conduto que leva a gasolina da bomba para o carburador, deixando encher o filtro (que fica antes da bomba) e a danada não cuspiu o combustivel quando girei o arranque.

Não tinha pensado no WD40 em suas multiplas utilidades... farei o sugerido.

Os demais ítens (graxeiras de suspensão, e demais mumunhas serão feitas em oficina com a orientação do nosso mecânico da família, ex chefe de oficina da extinta revenda Iwers, aqui de POA.

Vou salvar este tópico e levá-lo junto no notebook, além da camara digital, filmadora e tudo o mais prá deixar registrado, assim como o fiz com a construção do veleiro.

Amigos, Grato novamente... postarei notícias em breve.

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Mensagem por Eichenberg Ter Abr 27, 2010 11:03 am

Para acompanhar minha história com o BUGRE, siga o link abaixo:

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Mensagem por Ed Ter Abr 27, 2010 4:39 pm

Que delícia, me senti no seu barco, coloquei até a musica do Toquinho de fundo.
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