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Ignição eletrônica

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Mensagem por brunno.lacerda Qua Jan 13, 2010 7:37 am

Bom dia, amigos do planeta.
Estava conversando com o mecânico do meu Kadron e ele me recomendou colocar uma ignição eletrônica. Disse que juntando peças e mão de obra ele me cobraria 250 reais. Porém, andei pesquisando e vi alguns módulos de ignição eletrônica que ainda mantêm o platinado e o distribuidor intactos, porém é um sistema mais artesanal, certo?
Gostaria de perguntar pra quem entende sobre as diferenças que cada tipo de ignição pode oferecer ao me boxer 1300 com carburação simples. Se compensa pagar 250 por uma ignição convencional ou pagar 50, 60 reais por uma destas artesanais. Aguardo respostas, amigos.

Ps.: Pesquisei aqui no Planeta e em outros fóruns, mas não achei a informação que eu procuro de forma clara e objetiva, por isso criei um novo tópico.
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Mensagem por Clayton Qua Jan 13, 2010 8:09 am

Bruno, a ignição eletrônica é a primeira (melhor) melhoria para se fazer em qualquer motor boxer, depois o alternador, e por ultimo um bom sistema de injeção (levando-se em conta o uso). No meu caso coloquei uma ignição e não me arrependi, paguei esse preço há dois anos +ou-. Agora essas adaptações com platinado, sei não, uns dizem que fica bom, mas fica sempre a dúvida, pois é uma solução caseira não é mesmo? Prefiro gastar mais e ficar tranquilo( muitas vezes o barato sai caro).
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Mensagem por brunno.lacerda Qua Jan 13, 2010 8:16 am

Obrigado pela resposta, Clayton. Bem simples e objetiva, hehehe. Alternador já tem no meu, agora a injeção eletrônica eu li que precisaria de um investimento tão grande que compensaria mais comprar um motor ap completo e trocar, aiuhaiauhaiuh. Abraços.
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Mensagem por Clayton Qua Jan 13, 2010 8:27 am

Bobagem, 250 pila só se compra a flange, se você tem a grana não vai se arrepender, ficará tranquilo, acabará aqueles estouros quando sai fora do ponto e economizará combustível.
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Mensagem por brunno.lacerda Qua Jan 13, 2010 8:41 am

e a ignição? quais são as diferenças que eu vou notar no meu buggy?
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Mensagem por Sergio HB89 Qua Jan 13, 2010 1:11 pm

brunno.lacerda escreveu:e a ignição? quais são as diferenças que eu vou notar no meu buggy?
Olá Brunno, quando troquei a ignição por eletronica ( modulo ignição + distribuidor com sensor), percebí uma melhora nas acelerações, mas um platinado regulado, gasolina boa ( raro),carburador regulado, ponto acertado, válvulas reguladas, velas em dia e sistema de escapamento (o meu é 4x1) em dia (sem furos) fazem um bom trabalho tambem.

Mas a maior diferenca que percebí está nas regulagens que ficam mais raros. Eu mesmo fui atras das pecas nos ferro-velhos e fiz a substituicao, ajustes ( baseando-me no site do PlanetaBuggy).

Abraço,
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Mensagem por Manoel Messias Qua Jan 13, 2010 5:49 pm

Bruno.
Eu já tive alguns buggys e em todos minha preocupação também era essa. Tirar platinado e colocar ignição eletrônica (distribuidor + módulo + bobina). Mas na verdade realmente precisava. Nunca confiava no conjunto com platinado. Sempre tinha um problema ou aqui ou ali.
Como nunca podemos dizer nunca, o fusca que tenho atualmente veio com platinado. Quase trocava tudo como de costume, mas fui deixando para depois e percebi que esse conjunto do fusca funciona muito bem. Hoje lhe digo que no caso do fusca é desnecessário trocar. Em nenhum ponto sequer eu preciso mudar. Não sai do ponto, não estoura, não engasga, etc. Lembrar que meu fusca é 1300L e tem silencioso original. Fico sempre com aquela pulga atrás da orelha, mas estou dando um crédito ao velho platinado. Tenho 1 ano e meio com ele e troquei duas vezes o platinado. Mantenho eles na caixa de ferramentas pois tirei só para deixar zero. Eles ainda funcionam.
Conclusão: A depender da utilização, da disponibilidade de grana, das características do motor de cada um, penso que isso é uma questão de analisar e ver o que é melhor. Claro que na primeira vez que ficar na rua por causa disso, ignição eletrônica nele. Hoje em dia o índice de violência também é um item a ser analisado.

Saudações,

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Mensagem por Sergio HB89 Qua Jan 13, 2010 6:31 pm

Tava pensando numa coisa, tenho o meu buggy desde 2005 e eu não sei de que ano é o conjunto (ignição eletronica) que comprei no ferro velho, mas se ele pifar, vou ficar na estrada.
Se for platinado, certamente dá se um jeitinho.

Mas desde 2005 ate hoje ele não pifou! Será sorte?

Ah! na epoca paguei R$100 tudo.
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Mensagem por jperson Qua Jan 13, 2010 6:42 pm

Tenho a minha ignição eletronica a 10 anos, ela estava em um gol a ar batido e até agora não deu problemas.
Uma coisa que podes fazer é ter um modulo reserva da ignição para emergencias.
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Mensagem por Guga Pedrosa Ter Jan 19, 2010 12:48 pm

Atualmente uso a Ignição Eletrônica Assistida (essa que chamam de caseira).
Eu não aguentava mais ficar limpando o platinado. Cheguei a colocar um platinado novo no carro, e em menos de dois dias tive que limpar ele. Acho que não se faz mais platinado como antigamente.
Eu ponderei muito antes de escolher ela. Pesquisei bastante sobre todos os sistemas: platinado, assistida e eletrônica.

Eu vou tentar explicar mais ou menos como cada uma funciona...
A bobina de um carro possui um pólo positivo, um negativo e uma "saída de faísca". Para ela faiscar, devemos alimentar o pólo positivo com 12v e depois aterrar o pólo negativo. Quando você fizer esse aterramento a faísca vai "sair".
Para faiscar novamente você desaterra o pólo negativo, espera a bobina carregar novamente, e aterra novamente, então a faísca sai de novo.
Ou seja, para faiscar a bobina você deve ligar e desligar o pólo negativo dela.
No carro, você quer que a faísca saia na hora exata, no momento em que tal cilindro estiver com a mistura ar/combustível comprimida. Quem vai dizer a hora exata é o distribuidor, e o platinado vai fazer o papel de interruptor, vai abrir e fechar os contatos na hora exata, fazendo assim o terra do pólo negativo da bobina.

Porém o grande problema desse sistema é que passa uma corrente um pouco alta pelos contatos do platinado, e com o tempo seus contatos ficam queimados, sujos, impedindo de abrir e fechar o terra do pólo negativo da bobina (e conseqüentemente fazer a bobina faiscar).
A ignição assistida é uma espécie de relé, ela usa o platinado como um sensor apenas, quem faz o papel de interruptor é um transistor. No momento que o platinado fecha, o transistor aterra o pólo negativo da bobina fazendo ela faiscar.
Desse modo, a corrente alta passa pelo transistor, e não pelo platinado, mantendo seus contatos limpos por muito mais tempo.

A ignição eletrônica, funciona de forma bastante similar. Ela tem uma "caixinha" com um transistor que vai abrir e fechar o terra do pólo negativo da bobina, porém quem aciona esse transistor não é um platinado, vai ser um sensor hall. A vantagem de usar esse sensor invez do platinado, é que ele pode trabalhar em ambientes humidos, onde o platinado apresentaria falhas.
Se você observar no site do planeta, tem dois esquemas eletrônicos, um de uma ignição eletrônica assistida e outro de uma caixinha tipo bosch, podem ver que o circuito é muito parecido, muda apenas um componente ou outro. Por isso a principal diferença está neste sensor que vai acionar o "circuito principal".

De ante destas informações escolhi a ignição assistida. Pois trabalha da mesma forma da ignição eletrônica, porém tem um custo muito mais baixo.
Outra vantagem era a facilidade de voltar para o sistema antigo caso a caixinha falhasse.
Hoje estou muito feliz com minha escolha, tenho usado esse sistema a mais de 18 meses (apesar de sair pouco com o buggy).

Cabe a cada um ponderar as informações e fazer sua escolha.

Abraços,
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Mensagem por Volnei S Ter Jan 19, 2010 2:19 pm

Guga Pedrosa escreveu:Atualmente uso a Ignição Eletrônica Assistida (essa que chamam de caseira).
Eu não aguentava mais ficar limpando o platinado. Cheguei a colocar um platinado novo no carro, e em menos de dois dias tive que limpar ele. Acho que não se faz mais platinado como antigamente.
Eu ponderei muito antes de escolher ela. Pesquisei bastante sobre todos os sistemas: platinado, assistida e eletrônica.

Eu vou tentar explicar mais ou menos como cada uma funciona...
A bobina de um carro possui um pólo positivo, um negativo e uma "saída de faísca". Para ela faiscar, devemos alimentar o pólo positivo com 12v e depois aterrar o pólo negativo. Quando você fizer esse aterramento a faísca vai "sair".
Para faiscar novamente você desaterra o pólo negativo, espera a bobina carregar novamente, e aterra novamente, então a faísca sai de novo.
Ou seja, para faiscar a bobina você deve ligar e desligar o pólo negativo dela.
No carro, você quer que a faísca saia na hora exata, no momento em que tal cilindro estiver com a mistura ar/combustível comprimida. Quem vai dizer a hora exata é o distribuidor, e o platinado vai fazer o papel de interruptor, vai abrir e fechar os contatos na hora exata, fazendo assim o terra do pólo negativo da bobina.

Porém o grande problema desse sistema é que passa uma corrente um pouco alta pelos contatos do platinado, e com o tempo seus contatos ficam queimados, sujos, impedindo de abrir e fechar o terra do pólo negativo da bobina (e conseqüentemente fazer a bobina faiscar).
A ignição assistida é uma espécie de relé, ela usa o platinado como um sensor apenas, quem faz o papel de interruptor é um transistor. No momento que o platinado fecha, o transistor aterra o pólo negativo da bobina fazendo ela faiscar.
Desse modo, a corrente alta passa pelo transistor, e não pelo platinado, mantendo seus contatos limpos por muito mais tempo.

A ignição eletrônica, funciona de forma bastante similar. Ela tem uma "caixinha" com um transistor que vai abrir e fechar o terra do pólo negativo da bobina, porém quem aciona esse transistor não é um platinado, vai ser um sensor hall. A vantagem de usar esse sensor invez do platinado, é que ele pode trabalhar em ambientes humidos, onde o platinado apresentaria falhas.
Se você observar no site do planeta, tem dois esquemas eletrônicos, um de uma ignição eletrônica assistida e outro de uma caixinha tipo bosch, podem ver que o circuito é muito parecido, muda apenas um componente ou outro. Por isso a principal diferença está neste sensor que vai acionar o "circuito principal".

De ante destas informações escolhi a ignição assistida. Pois trabalha da mesma forma da ignição eletrônica, porém tem um custo muito mais baixo.
Outra vantagem era a facilidade de voltar para o sistema antigo caso a caixinha falhasse.
Hoje estou muito feliz com minha escolha, tenho usado esse sistema a mais de 18 meses (apesar de sair pouco com o buggy).

Cabe a cada um ponderar as informações e fazer sua escolha.

Abraços,
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Valeu a aula Guga, não tinha este conhecimento. Quando comprei meu buggy tinha este problema de queimar o platinado e o meu mecânico constatou que estava com uma bobina que era de ignição eletronica. Daí ele substituiu pela adequada a platinado e já fazem quatro anos e nunca mais precisei mexer no mesmo. (nem lembrava mas dele) Abçs
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Mensagem por Guga Pedrosa Qua Jan 20, 2010 7:50 pm

Volnei S escreveu:Quando comprei meu buggy tinha este problema de queimar o platinado e o meu mecânico constatou que estava com uma bobina que era de ignição eletronica. Daí ele substituiu pela adequada a platinado e já fazem quatro anos e nunca mais precisei mexer no mesmo. (nem lembrava mas dele) Abçs
A bobina de ignição eletrônica é um pouco mais forte mesmo.
O pessoal geralmente coloca ela para melhorar a queima da mistura, mas nos carros com platinado, queima os contatos rapidinho.

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Mensagem por panezza Seg Ago 22, 2011 7:45 pm

Guga Pedrosa escreveu:Atualmente uso a Ignição Eletrônica Assistida (essa que chamam de caseira).
Eu não aguentava mais ficar limpando o platinado. Cheguei a colocar um platinado novo no carro, e em menos de dois dias tive que limpar ele. Acho que não se faz mais platinado como antigamente.
Eu ponderei muito antes de escolher ela. Pesquisei bastante sobre todos os sistemas: platinado, assistida e eletrônica.

Eu vou tentar explicar mais ou menos como cada uma funciona...
A bobina de um carro possui um pólo positivo, um negativo e uma "saída de faísca". Para ela faiscar, devemos alimentar o pólo positivo com 12v e depois aterrar o pólo negativo. Quando você fizer esse aterramento a faísca vai "sair".
Para faiscar novamente você desaterra o pólo negativo, espera a bobina carregar novamente, e aterra novamente, então a faísca sai de novo.
Ou seja, para faiscar a bobina você deve ligar e desligar o pólo negativo dela.
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Porém o grande problema desse sistema é que passa uma corrente um pouco alta pelos contatos do platinado, e com o tempo seus contatos ficam queimados, sujos, impedindo de abrir e fechar o terra do pólo negativo da bobina (e conseqüentemente fazer a bobina faiscar).
A ignição assistida é uma espécie de relé, ela usa o platinado como um sensor apenas, quem faz o papel de interruptor é um transistor. No momento que o platinado fecha, o transistor aterra o pólo negativo da bobina fazendo ela faiscar.
Desse modo, a corrente alta passa pelo transistor, e não pelo platinado, mantendo seus contatos limpos por muito mais tempo.

A ignição eletrônica, funciona de forma bastante similar. Ela tem uma "caixinha" com um transistor que vai abrir e fechar o terra do pólo negativo da bobina, porém quem aciona esse transistor não é um platinado, vai ser um sensor hall. A vantagem de usar esse sensor invez do platinado, é que ele pode trabalhar em ambientes humidos, onde o platinado apresentaria falhas.
Se você observar no site do planeta, tem dois esquemas eletrônicos, um de uma ignição eletrônica assistida e outro de uma caixinha tipo bosch, podem ver que o circuito é muito parecido, muda apenas um componente ou outro. Por isso a principal diferença está neste sensor que vai acionar o "circuito principal".

De ante destas informações escolhi a ignição assistida. Pois trabalha da mesma forma da ignição eletrônica, porém tem um custo muito mais baixo.
Outra vantagem era a facilidade de voltar para o sistema antigo caso a caixinha falhasse.
Hoje estou muito feliz com minha escolha, tenho usado esse sistema a mais de 18 meses (apesar de sair pouco com o buggy).

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Abraços,
Gustavo Pedrosa



Ola Gustavo, como vai,



sou novo no forum mas já leio o site do planeta buggy a algum tempo.



tenho uma gaiola de trilha com motor a ar 1600.



montei o projeto que está no site porem o componente IRGB14C40L QUEIMOU COM MENOS RAPIDAMENTE.



O dissipador de calr que coloquei tem aproximadamente 5 x 4 x 3 cm será que ele é pegueno.



Quando estava testando a faisca ficou bem forte, me impressionei, todos os componentes estavam dentro de uma caixa isolada pois a gaila pega muito barro.



gostaria de alguma dica do que pode ter acontecido ou o que posso fazer.



abraços.



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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Set 12, 2011 12:53 pm

panezza escreveu:

Ola Gustavo, como vai,

sou novo no forum mas já leio o site do planeta buggy a algum tempo.

tenho uma gaiola de trilha com motor a ar 1600.

montei o projeto que está no site porem o componente IRGB14C40L QUEIMOU COM MENOS RAPIDAMENTE.

O dissipador de calr que coloquei tem aproximadamente 5 x 4 x 3 cm será que ele é pegueno.

Quando estava testando a faisca ficou bem forte, me impressionei, todos os componentes estavam dentro de uma caixa isolada pois a gaila pega muito barro.

gostaria de alguma dica do que pode ter acontecido ou o que posso fazer.

abraços.
André Panezza

Desculpa a demora para responder.

Bom, eu não tenho ideia do que pode ter ocasionado a queima do transistor.
Acho que o tamanho do dissipador que você usou é suficiente.
Você usou pasta térmica entre o transistor e a placa?
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Mensagem por Fabiano Marques Seg Out 03, 2011 12:48 pm

Alguém usa esse tipo de módulo https://www.youtube.com/watch?v=Xr7182Xdj7U&feature=relmfu
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Mensagem por FUJTSU Sáb Out 15, 2011 4:15 pm

Mais pra frente quando clarear a grana, comprarei esse kit:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204723543-kit-ignico-eletronica-toda-nova-fusca-kombi-bobina-bosch-_JM

é da mesma loja onde comprei o alternador, ja vem o kit completo e tudo novo, abraços!
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Mensagem por victor_peracci Sáb Out 15, 2011 4:34 pm

FUJTSU escreveu:Mais pra frente quando clarear a grana, comprarei esse kit:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204723543-kit-ignico-eletronica-toda-nova-fusca-kombi-bobina-bosch-_JM

é da mesma loja onde comprei o alternador, ja vem o kit completo e tudo novo, abraços!



acho o preço muito salgado será que em um desmanche nao acha mais barato

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Mensagem por lubisomem01 Sáb Out 15, 2011 4:56 pm

Fabiano Marques escreveu:Alguém usa esse tipo de módulo [url=https://www.youtube.com/watch?v=Xr7182Xdj7U&feature=relmfu
https://www.youtube.com/watch?v=Xr7182Xdj7U&feature=relmfu[/quote[/url]]





Eu uso nas pumas já à bastante tempo e nunca de problema não, é o primo pobre

da ign. eletronica no meu caso é bom pois mantem a originalidade para quem não quer gastar muito com ign. eletronica é uma boa, inclusive o pessoal que tem dkw e motos antigas tem usado tambem..os meus inclusive são do Tonella ...
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Mensagem por Convidad Sáb Out 15, 2011 8:42 pm

Também usei um módulo desses do Tonella no Bugre V por dois meses e funcionou perfeitamente bem, substitui porque herdei o sistema de ignição original Bosch de 6 pinos que está no meu carro até hoje! Os fusqueiros usam muito para manter o distribuidor original com platinado como citou o Luby... o mais interessante desse sistema é que ele pode ser inteiramente reversível, não necessita cortar a fiação e é bem mais barato.

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Mensagem por lubisomem01 Dom Out 16, 2011 9:04 am

É isto ai mesmo Marcio tem a vantagem de se houver algum problema no modulo vc volta para o sitema original só ligando o condensador novamente.
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Mensagem por Mad Well Sáb maio 25, 2013 7:50 pm

pessoal como faz pra ajustar o ponto da ignição eletronica? uso da magnetti no meu buggy com bobina quadrada e quando eu folgo a base do distribuidor e começo a rodar beeem devagar pra qualqeur lado que seja o motor fica fraco
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Mensagem por Convidad Sáb maio 25, 2013 7:53 pm

Mad Well escreveu:pessoal como faz pra ajustar o ponto da ignição eletronica? uso da magnetti no meu buggy com bobina quadrada e quando eu folgo a base do distribuidor e começo a rodar beeem devagar pra qualqeur lado que seja o motor fica fraco

O ponto da ignição eletrônica é muito preciso!O mais certo é vc conseguir uma pistola de ponto e regular o motor por ela!Mas vai logo sendo avisado que o motor boxer tende a ficar entre 3 a 7 graus adiantado,não é regra,mas acontece muito!E quando vc regular o ponto,tente fazer umas marcar(risco mesmo) entre o distribuidor e a base no motor, marcando o avanço do mesmo entre o zero,o terceiro e sétimo grau,irá te ajudar muito no futuro;

Abração Mad

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Mensagem por Mad Well Sáb maio 25, 2013 8:32 pm

valeu!
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