Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FAROL DE MILHA

+2
Guga Pedrosa
damohal
6 participantes

Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty FAROL DE MILHA

Mensagem por damohal Qui Dez 24, 2009 10:12 am

Ola amigos bugueiros

Gostaria de uma ajuda para eu mesmo poder fazer a instalação de forois de milha em meu Baby

Ajuda principal quando se trata de relé

Agradeço a atenção de todos

Um grande abraço
Damohal
damohal
damohal
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São vicente - SP
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5508
Data de inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Guga Pedrosa Sex Dez 25, 2009 12:00 pm

Quando eu instalei os meus faróis de milha também não entendia muito de relé.
Eu fiz os furos no santo antônio, passei os fios por dentro, puxei o fio para o painel, coloquei um interruptor, só faltou mesmo puxar um fio positivo e fazer a ligação no tal relé. Ai eu fui num eletricista de confiança, e ele me ajudou nessa parte.

Bem, hoje eu sei um pouco mais sobre essa peça. Ela é tipo um interruptor "parrudo".
Se você fizer a seguinte ligação:
FAROL DE MILHA 4212984907_10cc93e5db_o
Ira passar sempre uma corrente muito grande pelo interruptor, pois o farol de milha consome muitos ampéres, e isso pode esquentar o interruptor a ponto de derrete-lo.
O relé é um interruptor que aguenta qualquer tranco, pode passar uma corrente muito grande por dentro dele, que ele aguenta.
Você só precisa disser a ele a hora de abrir e fechar o circuito.
Ele possui 4 pinos, dois vão ser do "circuito principal" (pinos 1 e 2 por exemplo), onde entra e sai a corrente para os faróis. E os outros dois vão ser do "circuito de acionamento" do relé (pinos 3 e 4 por exemplo), que vai disser a ele a hora de ligar e desligar o circuito principal. E como ele faz isso?
Você faz a seguinte ligação:
FAROL DE MILHA 4212986013_0b86ee5712_o
Ai quando o interruptor estiver ligado, e passar corrente por esse circuito do relé, ele aciona o circuito principal. Quando não passa corrente, ele abre o circuito principal.

Logo a maneira certa de fazer a ligação dos faróis de milha é essa aqui:
FAROL DE MILHA 4212987657_39dd79617b_o
Obs.: O nome dos pinos (1,2,3 e 4) eu inventei, não lembro ao certo os nomes deles.

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6276
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Convidad Sáb Dez 26, 2009 3:53 am

A explicação do Guga é suficiente para entender, mas como a idéia do fórum é sempre ajudar, vai aí uma outra imagem de um esquema de ligação com relé de 5 pinos para visualizar.


FAROL DE MILHA Farois4jd.th

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Beco Sáb Dez 26, 2009 4:26 am

Existem vários tipos de relés. Eu tenho, no meu carro, um de caminhão Mercedes, para os faróis alto e baixo. Um único relé cuida de tudo isso. Este do Márcio, é um relé que controla os dois faróis de milha, enquanto a explicação do Guga é para um relé para cada farol. Cada um tem suas vantagens. Um relé individual pode ficar próximo do farol e se queimar, apenas um dos faróis será afetado. O outro economiza espaço e facilita a instalação.

Mas é uma instalação necessária, para evitar problemas. No caso dos fuscas, é comum as pessoas tentarem ligar uma buzina nova e queimar (derreter) o botão da direção, já que a buzina original puxa pouca corrente e não tem relé.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Armando1 Sáb Dez 26, 2009 4:26 pm

Boa Tarde
Não esquecer que a legislação só permte o uso de faróis de milha com o farol alto aceso. Então este rele deve ser acionado através do 12V do farol alto. Ligação individual só dos faróis de neblina.

Abraços
Armando1
Armando1
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 123
Idade : 69
Localização : Mairiporã - S.P.
Tipo de Buggy : Kadron 1970
Pontos : 5904
Data de inscrição : 23/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Kibe Sáb Dez 26, 2009 6:17 pm

Armando1 escreveu:Boa Tarde
Não esquecer que a legislação só permte o uso de faróis de milha com o farol alto aceso. Então este rele deve ser acionado através do 12V do farol alto. Ligação individual só dos faróis de neblina.

Abraços
Nw sabia desta Lei obrigado pela informação!
Kibe
Kibe
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6459
Data de inscrição : 24/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por damohal Sáb Dez 26, 2009 10:03 pm

Muito obrigado.....

Consegui fazer a instalação e ficou muito bom....

Espero poder retribuir esse favor ao amigo

Um grande abraço



Guga Pedrosa escreveu:Quando eu instalei os meus faróis de milha também não entendia muito de relé.
Eu fiz os furos no santo antônio, passei os fios por dentro, puxei o fio para o painel, coloquei um interruptor, só faltou mesmo puxar um fio positivo e fazer a ligação no tal relé. Ai eu fui num eletricista de confiança, e ele me ajudou nessa parte.

Bem, hoje eu sei um pouco mais sobre essa peça. Ela é tipo um interruptor "parrudo".
Se você fizer a seguinte ligação:
FAROL DE MILHA 4212984907_10cc93e5db_o
Ira passar sempre uma corrente muito grande pelo interruptor, pois o farol de milha consome muitos ampéres, e isso pode esquentar o interruptor a ponto de derrete-lo.
O relé é um interruptor que aguenta qualquer tranco, pode passar uma corrente muito grande por dentro dele, que ele aguenta.
Você só precisa disser a ele a hora de abrir e fechar o circuito.
Ele possui 4 pinos, dois vão ser do "circuito principal" (pinos 1 e 2 por exemplo), onde entra e sai a corrente para os faróis. E os outros dois vão ser do "circuito de acionamento" do relé (pinos 3 e 4 por exemplo), que vai disser a ele a hora de ligar e desligar o circuito principal. E como ele faz isso?
Você faz a seguinte ligação:
FAROL DE MILHA 4212986013_0b86ee5712_o
Ai quando o interruptor estiver ligado, e passar corrente por esse circuito do relé, ele aciona o circuito principal. Quando não passa corrente, ele abre o circuito principal.

Logo a maneira certa de fazer a ligação dos faróis de milha é essa aqui:
FAROL DE MILHA 4212987657_39dd79617b_o
Obs.: O nome dos pinos (1,2,3 e 4) eu inventei, não lembro ao certo os nomes deles.

Abraços,
Gustavo Pedrosa
damohal
damohal
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São vicente - SP
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5508
Data de inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por damohal Sáb Dez 26, 2009 10:09 pm

Muito bom esse esquema....

Será que faz mal inverter a ligação...

Euj fiz ao contrario... ai diz que a alimentação direta da bateria teria que entrar pelo pino 30 e sair para os farois pelos pinos 87....Eu fiz ao contrário...será que afeta alguma coisa

Um forte abraço e muitoobrigado pela ajuda



Márcio SPA escreveu:A explicação do Guga é suficiente para entender, mas como a idéia do fórum é sempre ajudar, vai aí uma outra imagem de um esquema de ligação com relé de 5 pinos para visualizar.


FAROL DE MILHA Farois4jd.th
damohal
damohal
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São vicente - SP
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5508
Data de inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por damohal Sáb Dez 26, 2009 10:13 pm

eu não sabia desta lei....e o que nãoentendo é que meu outro carro veio com farol de milha de fabrica e pode ser ligado até com a lanterna acesa, não é necessário o farol estar aceso nem baixo nem alto.

Como pode ser produzido dessaforma seexiste uma legislação para utilização desse assessório...

complicado.....

Um grande abraço


Armando1 escreveu:Boa Tarde
Não esquecer que a legislação só permte o uso de faróis de milha com o farol alto aceso. Então este rele deve ser acionado através do 12V do farol alto. Ligação individual só dos faróis de neblina.

Abraços
damohal
damohal
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São vicente - SP
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5508
Data de inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por damohal Sáb Dez 26, 2009 10:20 pm

Coloquei um par de milhas, pois, os farois do buguinho são muito fraquinhos

Só para melhorar um pouco mais a visibilidade na estrada

Instalei eles na frente, ao lado dos faróis mesmo...

Um forte abraço e muito obrigado





Carlão escreveu:Existem vários tipos de relés. Eu tenho, no meu carro, um de caminhão Mercedes, para os faróis alto e baixo. Um único relé cuida de tudo isso. Este do Márcio, é um relé que controla os dois faróis de milha, enquanto a explicação do Guga é para um relé para cada farol. Cada um tem suas vantagens. Um relé individual pode ficar próximo do farol e se queimar, apenas um dos faróis será afetado. O outro economiza espaço e facilita a instalação.

Mas é uma instalação necessária, para evitar problemas. No caso dos fuscas, é comum as pessoas tentarem ligar uma buzina nova e queimar (derreter) o botão da direção, já que a buzina original puxa pouca corrente e não tem relé.
damohal
damohal
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São vicente - SP
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5508
Data de inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Beco Dom Dez 27, 2009 6:55 am

Armando1 escreveu:Boa Tarde
Não esquecer que a legislação só permte o uso de faróis de milha com o farol alto aceso. Então este rele deve ser acionado através do 12V do farol alto. Ligação individual só dos faróis de neblina.

Abraços

Correto e tem uma resolução que diz que só é possível um par de milha e um par de neblina adicionais e que não podem estar acima da linha do capò (no santoantônio, só tapados para circular em vias públicas).

Atualizando: coloquei partes da resolução referente, abaixo. Não tenho certeza quanto aos auxiliares no santoantonio...


Última edição por Carlão em Dom Dez 27, 2009 7:43 am, editado 1 vez(es)
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Resolução 277 Contran - faróis

Mensagem por Beco Dom Dez 27, 2009 7:39 am

Partes da Resolução 277 do Contran, que regulamenta faróis e sistema de iluminação. É enorme, são 250 páginas (na íntegra em: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_227.pdf)! Mas o que nos interessa está aí embaixo:

3.12 As conexões elétricas devem ser tais que os faróis alto, os faróis baixo e os faróis de neblina dianteiros não podem estar ligadas a menos que as lanternas referidas no parágrafo 3.11 estejam também ligadas. Esta condição não se aplica, entretanto, ao farol alto ou ao farol baixo quando seus alertas luminosos consistirem de lampejamento intermitente, a intervalos curtos, do farol baixo ou do farol alto, ou no acendimento alternado, a intervalos curtos, do farol alto e do farol baixo.

4.1 FAROL DE LUZ ALTA
4.1.1 Presença
Obrigatória em veículos automotores. Proibida em reboques.
4.1.2 Quantidade
Dois ou quatro.

4.1.4 Posicionamento
4.1.4.1 Na largura: nenhuma especificação particular.
4.1.4.2 Na altura: nenhuma especificação particular.
4.1.4.3 No comprimento: na dianteira do veículo e instalado de maneira tal que o sinal luminoso emitido não cause desconforto ao motorista, nem diretamente ou indiretamente através dos espelhos retrovisores e/ou de outras superfícies refletivas do veículo. (nota do Planeta: isso impede a colocação dos faróis no santoantonio ou na armação do parabrisa: vai refletir em alguma coisa)

4.1.7.2 Os faróis de luz baixa podem permanecer ligados simultaneamente com os faróis de luz alta.

4.2 FAROL DE LONGO ALCANCE
4.2.1 Presença
Opcional em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
4.2.2 Quantidade
Dois.
4.2.3 Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.2.4 Posicionamento
4.2.4.1 Na largura: nenhuma especificação particular.
4.2.4.2 Na altura: nenhuma especificação particular.
4.2.5 Generalidades
4.2.5.1 Os faróis de longo alcance devem cumprir os mesmos requisitos gerais exigidos para os faróis de luz alta, com as seguintes observações:
4.2.5.1.1 Os faróis de longo alcance somente poderão entrar e permanecer em funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta.
4.2.5.1.2 Complementando o requisito 4.1.9.1 dos faróis principais de luz alta, a intensidade máxima do conjunto faróis principais de luz alta e faróis de longo alcance, quando estes também estão em operação, não deve superar 340.000 cd.


4.3 FAROL DE LUZ BAIXA
4.3.1 Presença
Obrigatória em veículos automotores. Proibida em reboques e semi-reboques.
4.3.2 Quantidade
Dois. (nota do Planeta: isso quer dizer que um Emis, por exemplo, que tem quatro faróis na dianteira, somente pode ter ligados dois na luz baixa)
4.3.3 Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.3.4 Posicionamento
4.3.4.1 Na largura: a borda da superfície aparente, na direção do eixo de referência, mais distante do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais de 400mm da extremidade externa do veículo. As bordas internas das superfícies aparentes, na direção do eixo de referência, devem estar afastadas no mínimo 600mm. Esta distância pode ser reduzida para 400mm quando a largura total do veículo
for inferior à 1300mm. (nota do Planeta: reparem que os faróis baixos precisam estar separados em 60cm, mas esta referência não existe nos faróis altos)
4.3.4.2 Na altura: mínimo 500mm, máximo 1200mm acima do solo. (*)
(*) Limite máximo válido para veículos de novos projetos, como definido no parágrafo 2.2
4.3.4.3 No comprimento: na dianteira do veículo e instalado de maneira tal que a luz emitida não cause desconforto ao motorista, diretamente nem indiretamente através dos espelhos retrovisores e/ou de outras superfícies refletivas do veículo.

4.4 FAROL DE NEBLINA DIANTEIRO
4.4.1 Presença
Opcional em veículos automotores. Proibido em reboques.
4.4.2 Quantidade
Dois
4.4.3 Esquema de montagem
Nenhuma especificação particular.
4.4.4 Posicionamento
4.4.4.1 Na largura, o ponto da superfície aparente, na direção do eixo de referência, mais afastado do plano longitudinal mediano do veículo, não deve estar a mais de 400mm do extremo da largura total do veículo.
4.4.4.2 Na altura, não inferior à 250mm acima do solo para veículos da categoria M1 e N1 e não superior a 800mm acima do solo; Para as outras categorias de veículo nenhum requisito.
Entretanto, nenhum ponto da superfície aparente, na direção do eixo de referência, deve estar mais alto do que o ponto mais alto na superfície aparente, na direção do eixo de referência, do farol baixo. (nota do Planeta: isso quer dizer que faróis de neblina tem que estar ao lado ou abaixo dos faróis baixos)

4.4.7 Conexões elétricas
Deve ser permitido ligar e desligar os faróis de neblina dianteiros independentemente dos faróis alto, dos faróis baixo ou qualquer combinação de faróis alto e baixo.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11908
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Fabrício®© Sáb Mar 26, 2011 11:52 am

Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9895
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

FAROL DE MILHA Empty Re: FAROL DE MILHA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos