Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema na parte elétrica

+4
Marco Pontes
jperson
Farina
Guga Pedrosa
8 participantes

Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Problema na parte elétrica

Mensagem por Guga Pedrosa Dom Dez 13, 2009 9:18 pm

Bom pessoal, infelizmente hoje tive um problema com o buggy...
Foi o seguinte, sai com ele hoje para um almoço em família.
A ida foi tranquila, fora o freio de mão que veio o caminho todo puxado affraid, não aconteceu nada demais.
Ai paro na garagem da casa da minha avó, almoço, coisa e tal...
Logo depois resolvo passar uma água na carroceria para tirar a poeira.

Lá para as 5 da tarde, quando resolvo voltar para casa, nada do buggy pegar. O motor não girava...
Pensei, "bateria não pode ser". Veio o caminho todo sem acender a luz do alternador, e a luz está funcionando pois liga sempre que viro a chave.
"Deve ser algum problema no arranque..."
As vezes quando o motor ia girando, fazia uns barulhos feios, como se tivesse prendendo alguma coisa, dava até medo de ficar tentando dar solo.
Mas eu sei que o volante do meu motor não está com os dentes todos ok, ai de vez em quando fazia esse barulho mesmo.
Bom, decidi pegar o carro que tem o reboque e levar o buggy engatado para casa.
Deu tudo certo a volta.

Agora de noite, por volta de umas 9 horas, fui mexer um pouco nele.
Peguei uma bateria maior que tem sobrando aqui em casa, e fui tentar dá uma chupeta nele. Como provavelmente o carro não iria ligar, eu poderia descartar de vez a possibilidade de ser bateria.
Quando vou levantar o banco traseiro, senti que o estofado estava meio quente, na hora pensei:
"Esse banco de couro preto esquenta mermo no sol..."
E logo depois lembrei que a garagem onde ele passou a tarde é coberta affraid
Quando vi era a bateria que estava quente. Tirei ela na hora do carro e fiquei pensando no que fazer.
A outra bateria não cabe no cofre, pois ela é maior, ai não dá para ligar os bornes. Coloquei ela em cima do banco e conectei os bornes com os cabos da chupeta. Liguei primeiro o negativo, depois quando fui colocar o positivo saiu umas faíscas bem fortes.
Chequei novamente a polaridade, e estava certa.
Tentei dar partida, mas mal dava para acender as luzes do painel, elas ficavam bem fracas, ai não teve nem solo.
Tudo bem, os cabos da chupeta são bem finos, e eu nem sabia se aquela bateria estava boa mesmo...
Ai desconectei a bateria e fiquei matutando sobre o que fazer.
Então lembrei que quando fui conectar a bateria saiu faíscas (muitas por sinal), e se isso aconteceu era porque tinha alguma coisa em curto no buggy, certo?
Ou seja, a bateria passou a tarde descarregando por um curto-circuito, e por isso não tinha carga para dar partida. Correto?
O que eu posso fazer para acha esse curto?

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 33
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6255
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty teste de fuga de corrente!!!

Mensagem por Farina Seg Dez 14, 2009 5:07 am

Guga tem um teste simples de ser feito, pegue uma lampada teste, solte um dos bornes de preferencia o negativo e deixe o positivo ligado, ligue a chave teste com uma ponta no borne (-) e outra no cabo (-) se tiver fuga a chave teste ira acender ai é só ir testando tira um fusível aqui ouro ali até que a lampada de teste se apague, porem pela quantidade de carga que esta sendo descrita eu iria direto no motor de arranque para ver se ele não esta em curto, outra dica é que ele esta descarregando com a chave desligada então certamente é algo que fica ligado direto, confere os cabos se não tem nenhum encostando em algum lugar!!!

boa sorte!!!
Farina
Farina
Superintendente
Superintendente

Número de Mensagens : 804
Idade : 46
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Farina F-1600
Pontos : 6584
Data de inscrição : 12/05/2008

http://www.farinaautomoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por jperson Seg Dez 14, 2009 5:16 am

Voce verificou o cabo positivo da bateria na sua ligação com o motor de partida?
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10747
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Marco Pontes Seg Dez 14, 2009 5:41 am

Guga, eu concordo com o Farina, da uma revisada na parte elétrica. Como está descarregando a bateria com o carro parado é bom dar uma olhada no teu som pra ver se ele está roubando carga, outra coisa: cabo de chupeta fino não vai passar a carga que vc precisa para girar o motor, observe se o cabo de chupeta esquenta, se esquentar troque por um grosso!
Marco Pontes
Marco Pontes
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 91
Idade : 46
Localização : Recife-PE
Tipo de Buggy : Fyber 2000
Pontos : 5495
Data de inscrição : 23/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Guga Pedrosa Seg Dez 14, 2009 9:31 am

Valeu as dicas galera!

Hoje eu fiz o teste que Farina recomendou, liguei uma lâmpada de teste entre o borne positivo da bateria e o cabo positivo.
A luz acendeu, ai fui na caixa de fusíveis e sai testando um por um, mas nenhum fez a luz apagar.
Ai fui no motor de arranque. Verifiquei o cabo positivo que vinha da bateria, ele estava ok, não estava encostando em nenhum lugar e tal.
Então eu tirei o motor de arranque, vi um bocado de limalha perto dos dentes do pião, fiquei meio receoso.

Levei em um eletricista para testar o arranque, assim que ele bateu o olho disse que o induzido estava quebrado.
Ele me mostrou um arranque com induzido bom, e realmente o meu estava com a ponta bem menor.

Então o que aconteceu foi que a ponta quebrou lá dentro do motor, travando tudo. Isso explica os barulhos feios que ele fazia quando tentava dar solo. E segundo o eletricista, explica também o curto da bateria, pois com o motor de arranque travado lá dentro do motor, estaria consumindo energia... Será que ele está certo?

O motivo de ter quebrado lá dentro foi folga excessiva da bucha que fica dentro do motor, ou por causa dos dentes ruins da minha cremalheira.

Aqui tem umas fotos do motor de arranque:
eletrica - Problema na parte elétrica 4184171345_443131e44c

eletrica - Problema na parte elétrica 4184174431_16960a6906

eletrica - Problema na parte elétrica 4184928426_b6ca164d3f

Agora estou aqui pensando no que vou fazer.
Compro outro motor de arranque? Ou compro só um induzido?
E o volante? Deixo como está, ou vou atrás de outro?
Pra trocar o volante do motor é meio complicado, tinha que balancear junto com o vira e tal...

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 33
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6255
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Beco Seg Dez 14, 2009 10:24 pm

Acho que teu eletricista está certo. E não deve ter quebrado por causa da cremalheira. É mais fácil que a cremalheira tenha quebrado por causa do arranque. E não precisas balancear não. Uma cremalheira standard já vem balanceada de fábrica. Tem é que apertar bem o parafuso do virabrequim (ja´detonei um porque o mecânico esqueceu de apertar!). Mas este arranque deve ter problemas maiores que simplesmente esta ponta quebrada. Ele está consumindo energia porque tem alguma outra coisa errada nele.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11887
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Guga Pedrosa Qui Dez 24, 2009 12:00 am

Bom, comprei um induzido novo da bosch, e acabei de montar o arranque.
Como eu faço para testa-lo na bancada com uma bateria?
O automático tem dois parafusos e um conector menor. Um destes parafuso tem uma ligação com a outra parte do motor de arranque, acredito que ele seja o negativo, e o outro parafuso o positivo. Ai coloco uma interruptor entre o parafuso positivo e aquele conector menor, né?
Assim vai funcionar?

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 33
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6255
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Fabrício®© Sáb Mar 26, 2011 11:51 am

Tópico bloqueado para edição, liberado somente para consultas.
Caso ache necessário a reabertura deste tópico, envie uma MP para o Administrador ou Moderadores, justificando a razão do desbloqueio.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9874
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Bugólatra Qui Abr 21, 2011 6:29 pm

Desbloqueei esse tópico pois apesar de antigo acho que ele é importante esta ativo por esses tipos de defeito aparecerem inesperadamente:
Hoje aconteceu algo muito parecido comigo no buggy que estava parado a muitos dias e hoje resolvi ir a praia nele, entrei no buggy e dei partida, claro que a partida foi um pouco longa mas sem deixa-lo esquentar muito, devido ao tempo em que ele estava parado eu dei partida varias vezes por uns 5 segundos cada tentativa e na terceira ou quarta tentativa ele pegou beleza, aqueci um pouco o motor o tirei da garagem e o desliguei enquanto fechava o portão, ao tentar liga-lo novamente a partida ficou excessivamente pesada ai tentei novamente e tudo na mesma, de repente percebo fumaça saindo do compartimento da bateria, devido a pressa em viajar na hora me extressei um pouco e só dei uma rápida olhada na fiação que fumaçou e me parece ser problemas no arranco mesmo.
Resultado: perdi meu feriado na praia, até poderia ir de carro mas o que realmente eu queria era dar uns passeios no buggy pra esfriar um pouco a cabeça, o problema é que hoje não há auto peças abertas e mesmo que eu descubra o defeito só poderei sana-lo no sábado, alguém tem alguma sugestão se realmente esse defeito é no arranco mesmo ou em outro local?
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por jperson Qui Abr 21, 2011 8:09 pm

Evi, veja se o cabo de aterramento da bateria não está com mau contato.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10747
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Bugólatra Sex Abr 22, 2011 5:31 am

jperson escreveu:Evi, veja se o cabo de aterramento da bateria não está com mau contato.
Jperson eu dei uma rápida checada nele e me parece que o problema não é nele não, decidi que não vou quebrar a cabeça com isso não, amanhã sábado vou levar o buggy a um eletricista.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por jperson Sex Abr 22, 2011 7:04 am

Melhor assim.
Abraço
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10747
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty parte eletrica

Mensagem por Samuca Sex Abr 22, 2011 7:53 am

Guga bom dia
mesmo que vc tenha montado o arranque certinho, na hora de testar fora do carro ele não vai girar, vai ficar zunindo,pois o induzido
usa um rolamento dentro dele numa ponta (de traz) e outra ponta é encaixada dentro da caixa dd cambio, ou seja elevai gerar campo magnetico mas como uma das pontas esta ¨"solta" vai grudar o induzido dentro do proprio casco dele.
é meio chato mas eu montaria e colocaria no lugar para testar, a menos que vc tenha outro casco de cambio em casa.
vlw. Rolling Eyes
Samuca
Samuca
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 117
Idade : 46
Localização : pomerode/sc
Tipo de Buggy : glaspac 72 azul,
Pontos : 4900
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Bugólatra Sex Abr 22, 2011 3:03 pm

Samuca escreveu:Guga bom dia
mesmo que vc tenha montado o arranque certinho, na hora de testar fora do carro ele não vai girar, vai ficar zunindo,pois o induzido
usa um rolamento dentro dele numa ponta (de traz) e outra ponta é encaixada dentro da caixa dd cambio, ou seja elevai gerar campo magnetico mas como uma das pontas esta ¨"solta" vai grudar o induzido dentro do proprio casco dele.
é meio chato mas eu montaria e colocaria no lugar para testar, a menos que vc tenha outro casco de cambio em casa.
vlw. Rolling Eyes
Gira sim, basta encostar a carcaça do arranco no borne negativo da bateria e conectar um cabo grosso no positivo da bateria e encosta-lo no positivo do seletor que o arranque da partida sim.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11724
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Fabrício®© Dom Abr 24, 2011 8:40 am

Evi, vi agora o tópico, ele realmente gira sim! mas eu to achando que pode ser as escovas do arranque ficaram presas, tente borrifar wd 40 nelas pra testar, veja com o multimetro a voltagem da bateria, pode também esta com placa colada devido o tempo parado.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9874
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eletrica - Problema na parte elétrica Empty Re: Problema na parte elétrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos