RADIADOR DE OLEO
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RADIADOR DE OLEO
Tenho um motor 1600 gasolina original e estou colocando um radiador de oleo do gol bx,aquele mais baixo na intenção de melhorar a refrigeração do motor.Alguem já esperimentou esta mudança?vai dar resultado?analisei bastante e foi uma soluçã barata e rapida de refrigerar um pouco melhor o 3 e 4 cilindro.ME AJUDEM .
silviomaverick- Novato
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Re: RADIADOR DE OLEO
O melhor em termos de refrigeração original á capela e radiador deslocado das kombi mais modernas.
jperson- Moderador
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Re: RADIADOR DE OLEO
mas nao vai funcionar?
silviomaverick- Novato
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Re: RADIADOR DE OLEO
Deve funcionar, mas não vi ainda nenhum instalado nas capelas de fuscas.
Só testando para ver.
Abraço.
Só testando para ver.
Abraço.
jperson- Moderador
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Data de inscrição : 17/05/2008
Re: RADIADOR DE OLEO
Silvio,
eu nunca vi o radiador do gol BX, mas por ele ser mais baixo, acho que deve ter um volume menor. Assim ele deve refrigerar menos o óleo do motor.
Você vai melhor a ventilação dos cilindros, mas vai piorar o resfriamento do óleo... o que não seria vantajoso.
Estou apenas supondo que ele seja menor, não sei se isso é verdade...
Abraços,
Gustavo Pedrosa
eu nunca vi o radiador do gol BX, mas por ele ser mais baixo, acho que deve ter um volume menor. Assim ele deve refrigerar menos o óleo do motor.
Você vai melhor a ventilação dos cilindros, mas vai piorar o resfriamento do óleo... o que não seria vantajoso.
Estou apenas supondo que ele seja menor, não sei se isso é verdade...
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: RADIADOR DE OLEO
Creio que vc vai fritar o seu motor, pois se é o radiador que estou pensando ele é muito pequeno e não vai dar conta do recado não, seria melhor vc colocar um radiador maior na entrada de ar da capela, tipo radiador de ar condicionada ou algo parecido ai sim funciona pois Chico Biela já usou no fusca dele e segundo ele funionou bem qualquer duvida da uma olha, independente do Chico já vi outras pessoas usando algo similar tb. ..
http://chicobiela.nafoto.net/arch2006-10-01_2006-10-15.html
http://chicobiela.nafoto.net/arch2006-10-01_2006-10-15.html
Re: RADIADOR DE OLEO
Vejam bem este radiador é menor e tambem é usado num gol 1600 a ar, que segundo minha pesquisa o gol 1996 ultima serie a ar nem vinha com radiador de oleo e sim um tampão no lugar.estou insistindo nessa teoria pois ela é barata e bem mais facil de achar.
silviomaverick- Novato
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Re: RADIADOR DE OLEO
Não sabia dessa história do tampão. Acho muito estranho isso...silviomaverick escreveu:Vejam bem este radiador é menor e tambem é usado num gol 1600 a ar, que segundo minha pesquisa o gol 1996 ultima serie a ar nem vinha com radiador de oleo e sim um tampão no lugar.estou insistindo nessa teoria pois ela é barata e bem mais facil de achar.
Devemos lembra que certas coisas do gol a ar não funcionam tão bem em motores traseiro.
Como por exemplo, a adptação de suas latas de refrigeração. São bem bonitas, mas em um carro com motor traseiro elas não funcionam muito bem, esquentam bastante o motor...
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: RADIADOR DE OLEO
silviomaverick escreveu:Vejam bem este radiador é menor e tambem é usado num gol 1600 a ar, que segundo minha pesquisa o gol 1996 ultima serie a ar nem vinha com radiador de oleo e sim um tampão no lugar.estou insistindo nessa teoria pois ela é barata e bem mais facil de achar.
Silvio, só a título de observação, se ñ me engano a última série do gol a ar foi 83/84 e ñ 96, estou errado?
abraço
Àlvaro
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: RADIADOR DE OLEO
Bom de qualquer modo já esta instalado e vou testa-lo em breve,depois coloco o resultado p/ voceis aqui.
silviomaverick- Novato
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Re: RADIADOR DE OLEO
?????????????????????????????????????????????????????????silviomaverick escreveu:Bom de qualquer modo já esta instalado e vou testa-lo em breve,depois coloco o resultado p/ voceis aqui.
Radiador óleo!
Amigo te aconselho a naum faser isto, se for o radiador baixo guenta um poco mais, e se for o tampão que liga um furo ao otro do óleo, que nem é um radiador, vai frita seu motor, pode ter certeza(a fama dos gol chalera, esquenta tudo até derrete o motor)!!
Só uma dica amigo, põe a capela da kombi com radiador deslocado, e esta resolvido todos seu problemas, OK!!
Abraçoo ! ! !
Só uma dica amigo, põe a capela da kombi com radiador deslocado, e esta resolvido todos seu problemas, OK!!
Abraçoo ! ! !
ma1600- Novato
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Re: RADIADOR DE OLEO
Você está instalando só o radiador ou a capela do gol também?
Ed- Desbravador Master
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Re: RADIADOR DE OLEO
O radiador de óleo do motor 1600 do gol a ar tem um pouco mais da metade do tamanho do radiador de óleo do fusca.
Seu tamanho reduzido foi consequência direta da posição dianteira do motor a ar no gol. Como o ar de refrigeração é sempre mais frio que no fusca, o motor aquece menos e, consequentemente, necessita de menor refrigeração para o óleo.
No motor 1300 dos primeiros gol a ar, a ventilação do motor foi suficiente para resfriar o motor todo, dispensando o radiador de óleo. No lugar dele, foi colocada uma caixa (que é a base do radiador) para manter o circuito de óleo funcionando.
Não é aconselhável usar o radiador pequeno do gol no motor do fusca. Ganha em ventilação dos cilindros 3 e 4, mas perde no resfriamento do óleo. Vamos esperar ver o resultado do teste.
De qualquer forma, o melhor sistema é o do radiador deslocado da kombi moderna com motor a ar. Mantém o radiador grande e a ventilação dos cilindros 3 e 4 é a máxima possível. O motor a ar parou de fritar o cilindro 3 por conta desse melhoramento.
Abraço.
Seu tamanho reduzido foi consequência direta da posição dianteira do motor a ar no gol. Como o ar de refrigeração é sempre mais frio que no fusca, o motor aquece menos e, consequentemente, necessita de menor refrigeração para o óleo.
No motor 1300 dos primeiros gol a ar, a ventilação do motor foi suficiente para resfriar o motor todo, dispensando o radiador de óleo. No lugar dele, foi colocada uma caixa (que é a base do radiador) para manter o circuito de óleo funcionando.
Não é aconselhável usar o radiador pequeno do gol no motor do fusca. Ganha em ventilação dos cilindros 3 e 4, mas perde no resfriamento do óleo. Vamos esperar ver o resultado do teste.
De qualquer forma, o melhor sistema é o do radiador deslocado da kombi moderna com motor a ar. Mantém o radiador grande e a ventilação dos cilindros 3 e 4 é a máxima possível. O motor a ar parou de fritar o cilindro 3 por conta desse melhoramento.
Abraço.
Re: RADIADOR DE OLEO
O meu buggy já tem o radiador de óleo deslocado, e futuramente pretendo dar uma mexida no motor (o que naturalmente aumenta a temperatura), assim, tô com o projeto de adicionar outro radiador igual ao que já fica resfriado na capela.
Acredito que aumente a durabilidade, quero um motor 'cuca fresca'!
Acredito que aumente a durabilidade, quero um motor 'cuca fresca'!
Re: RADIADOR DE OLEO
Dependendo do nível de preparação é desnecessário ... o radiador deslocado supre perfeitamente em preparações leves.
Convidad- Convidado
Re: RADIADOR DE OLEO
Por falar em radiador, eu vi uma brasilia no youtube que dava um apito quando acelerava forte, alguém perguntou pro autor do video como era possivel fazer aquele apito, o autor explicou que pra isso bastava arrancar a tela do radiador de oleo, como eu tenho dois radiadores arrisquei arrancar a tela de um deles e montei (ta com ele até hoje), quando esta em giro alto o apito é alto pra caramba, chega zunir no ouvido, gostaria de saber se alguém daki ja fez este teste porque no dia a dia a gente não anda sempre em alto giro mas como o meu buggy não ta andando ainda eu queria saber se alguém que fez isso e pode testar andando se sentiu incomodado.
Ou será que o apito é novidade? rsrs
Ou será que o apito é novidade? rsrs
Diogo Lima- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
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Re: RADIADOR DE OLEO
E AI ABENÇOADO? REALMENTE PRA EU NÃO É NOVIDADE. EM 99 FIZ ISSO NO MOTOR DE UM BUGGY RD SUPER 93 E COMO O MOTOR TINHAS UMAS MELHORIAS, FICAVA MUITO FORTE O APITO E COMO COSTUME DIRIGIR SEMPRE COM PÉ EM BAIXO, ÁS VEZES CHEGAVA A INCOMODAR. TIREI ANTES DE VENDER O BUGGY.
OUTRA "MARMOTA" QUE JÁ FIZ, FOI COLOCAR UMA PALHETA GIRATORIA NA SAIDA DO ESCAPE PRA TER O SOM DE UMA TURBINA. ISSO FOI NO INICIO DA DÉDACA DE 90, EU AINDA COM 18 ANOS E MESMO SABENDO QUE DETONAVA O MOTOR, NÃO ME IMPORTAVA, ATÉ QUE O DETRAN PROIBIU E TIVE QUE DESISTIR.
GRAÇA E PAZ
OUTRA "MARMOTA" QUE JÁ FIZ, FOI COLOCAR UMA PALHETA GIRATORIA NA SAIDA DO ESCAPE PRA TER O SOM DE UMA TURBINA. ISSO FOI NO INICIO DA DÉDACA DE 90, EU AINDA COM 18 ANOS E MESMO SABENDO QUE DETONAVA O MOTOR, NÃO ME IMPORTAVA, ATÉ QUE O DETRAN PROIBIU E TIVE QUE DESISTIR.
GRAÇA E PAZ
Diogo Lima escreveu:Por falar em radiador, eu vi uma brasilia no youtube que dava um apito quando acelerava forte, alguém perguntou pro autor do video como era possivel fazer aquele apito, o autor explicou que pra isso bastava arrancar a tela do radiador de oleo, como eu tenho dois radiadores arrisquei arrancar a tela de um deles e montei (ta com ele até hoje), quando esta em giro alto o apito é alto pra caramba, chega zunir no ouvido, gostaria de saber se alguém daki ja fez este teste porque no dia a dia a gente não anda sempre em alto giro mas como o meu buggy não ta andando ainda eu queria saber se alguém que fez isso e pode testar andando se sentiu incomodado.
Ou será que o apito é novidade? rsrs
Nil- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
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Re: RADIADOR DE OLEO
Pois em 83 eu tinha uma Brasilia rebaixada, sem esta tela, que apitava em alto giro (tinha 23 anos, "pegador", pelo menos tentava, kkkkkkk).by NILL escreveu: EM 99 FIZ ISSO NO MOTOR DE UM BUGGY RD SUPER 93 E COMO O MOTOR TINHAS UMAS MELHORIAS, FICAVA MUITO FORTE O APITO.....
.... ISSO FOI NO INICIO DA DÉDACA DE 90, EU AINDA COM 18 ANOS E MESMO SABENDO QUE DETONAVA O MOTOR, NÃO ME IMPORTAVA,Diogo Lima escreveu:.... arrisquei arrancar a tela de um deles e montei (ta com ele até hoje), quando esta em giro alto o apito é alto pra caramba, chega zunir no ouvido, gostaria de saber se alguém daki ja fez este teste porque no dia a dia a gente não anda sempre em alto giro mas como o meu buggy não ta andando ainda eu queria saber se alguém que fez isso e pode testar andando se sentiu incomodado.
Ou será que o apito é novidade? rsrs
Pensei em fazer no meu buggy que tá desmontado e com o motor fora, fiquei com dúvida quanto a ter problemas em função da poeira. Alguém pode esclarecer se procede?
Volnei S- Homem das Dunas
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Re: RADIADOR DE OLEO
Eu ainda era criança quando houve uma febre de carros com este som de Formula 1, na época eu tinha uma curiosidade enorme de saber como fazia isso e pra cada um que eu perguntava eu ouvia uma teoria diferente, rsrs na época era legal pra caramba mas o Detran acabou com a brincadeira.
O apito do radiador de oleo eu vou deixar pra ver como vai ser, de qualquer forma eu ja arrumei uma capela da kombi e quando for trocar a capela tiro o radiador se o barulho incomodar.
O apito do radiador de oleo eu vou deixar pra ver como vai ser, de qualquer forma eu ja arrumei uma capela da kombi e quando for trocar a capela tiro o radiador se o barulho incomodar.
by NILL escreveu: E AI ABENÇOADO? REALMENTE PRA EU NÃO É NOVIDADE. EM 99 FIZ ISSO NO MOTOR DE UM BUGGY RD SUPER 93 E COMO O MOTOR TINHAS UMAS MELHORIAS, FICAVA MUITO FORTE O APITO E COMO COSTUME DIRIGIR SEMPRE COM PÉ EM BAIXO, ÁS VEZES CHEGAVA A INCOMODAR. TIREI ANTES DE VENDER O BUGGY.
OUTRA "MARMOTA" QUE JÁ FIZ, FOI COLOCAR UMA PALHETA GIRATORIA NA SAIDA DO ESCAPE PRA TER O SOM DE UMA TURBINA. ISSO FOI NO INICIO DA DÉDACA DE 90, EU AINDA COM 18 ANOS E MESMO SABENDO QUE DETONAVA O MOTOR, NÃO ME IMPORTAVA, ATÉ QUE O DETRAN PROIBIU E TIVE QUE DESISTIR.
GRAÇA E PAZDiogo Lima escreveu:Por falar em radiador, eu vi uma brasilia no youtube que dava um apito quando acelerava forte, alguém perguntou pro autor do video como era possivel fazer aquele apito, o autor explicou que pra isso bastava arrancar a tela do radiador de oleo, como eu tenho dois radiadores arrisquei arrancar a tela de um deles e montei (ta com ele até hoje), quando esta em giro alto o apito é alto pra caramba, chega zunir no ouvido, gostaria de saber se alguém daki ja fez este teste porque no dia a dia a gente não anda sempre em alto giro mas como o meu buggy não ta andando ainda eu queria saber se alguém que fez isso e pode testar andando se sentiu incomodado.
Ou será que o apito é novidade? rsrs
Diogo Lima- Desbravador Master
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Re: RADIADOR DE OLEO
O "pelo menos tentava" foi boa... rsrsrs
Volnei S escreveu:Pois em 83 eu tinha uma Brasilia rebaixada, sem esta tela, que apitava em alto giro (tinha 23 anos, "pegador", pelo menos tentava, kkkkkkk).by NILL escreveu: EM 99 FIZ ISSO NO MOTOR DE UM BUGGY RD SUPER 93 E COMO O MOTOR TINHAS UMAS MELHORIAS, FICAVA MUITO FORTE O APITO.....
.... ISSO FOI NO INICIO DA DÉDACA DE 90, EU AINDA COM 18 ANOS E MESMO SABENDO QUE DETONAVA O MOTOR, NÃO ME IMPORTAVA,Diogo Lima escreveu:.... arrisquei arrancar a tela de um deles e montei (ta com ele até hoje), quando esta em giro alto o apito é alto pra caramba, chega zunir no ouvido, gostaria de saber se alguém daki ja fez este teste porque no dia a dia a gente não anda sempre em alto giro mas como o meu buggy não ta andando ainda eu queria saber se alguém que fez isso e pode testar andando se sentiu incomodado.
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Pensei em fazer no meu buggy que tá desmontado e com o motor fora, fiquei com dúvida quanto a ter problemas em função da poeira. Alguém pode esclarecer se procede?
Diogo Lima- Desbravador Master
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Localização : São Gonçalo RJ
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Re: RADIADOR DE OLEO
Diogo Lima escreveu:Por falar em radiador, eu vi uma brasilia no youtube que dava um apito quando acelerava forte, alguém perguntou pro autor do video como era possivel fazer aquele apito, o autor explicou que pra isso bastava arrancar a tela do radiador de oleo, como eu tenho dois radiadores arrisquei arrancar a tela de um deles e montei (ta com ele até hoje), quando esta em giro alto o apito é alto pra caramba, chega zunir no ouvido, gostaria de saber se alguém daki ja fez este teste porque no dia a dia a gente não anda sempre em alto giro mas como o meu buggy não ta andando ainda eu queria saber se alguém que fez isso e pode testar andando se sentiu incomodado.
Ou será que o apito é novidade? rsrs
hehe, era novidade em 1976, quando arranquei a telinha do meu... e minha esposa, que adorou o barulhinho, detonou o motor!
Re: RADIADOR DE OLEO
No meu....quando fiz isso usando a capela original...em médias rpm o som era alucinantemente show..mas passando pra alta rpm já chegava a irritar sim!!! Mas ao colocar a capela da kombi e deslocando o radiador o som de apito ficou bem mais amenuo e, portanto,totalmente suportável !!!!! Em alta rpm o som é bem suave mas ainda assim existe!
Por favor alguém pode me dizer como fazer a tal peça pra colocar no escape final pra gerar o som de turbina enchendo? Ou fazer o som das F-1 ???????? Alguém sabe fazer ainda isso???? rsrsrrsrsrs
Por favor alguém pode me dizer como fazer a tal peça pra colocar no escape final pra gerar o som de turbina enchendo? Ou fazer o som das F-1 ???????? Alguém sabe fazer ainda isso???? rsrsrrsrsrs
Re: RADIADOR DE OLEO
Julio, eu tenho essa peça, só ñ lembro onde está, vou dar uma verificada e posto fotos, agora um detalhe, se os zomi te pegar, tens que tirar a peça, é uma borboleta em formato de carambola adaptada dentro do escape, em giro elevado, funciona como tubina "o barulho" e realmente é um som gostoso de se ouvir, mas com o tempo vc enjoa, abração.
PS: Também tenho um fusca, mas ñ é super, tem kit gás e homologado em meu nome, ano 72 verde guarujá, inclusive estou vendendo, se souber de alguém, entre em contato.
PS: Também tenho um fusca, mas ñ é super, tem kit gás e homologado em meu nome, ano 72 verde guarujá, inclusive estou vendendo, se souber de alguém, entre em contato.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: RADIADOR DE OLEO
Essas coisas que imitam o turbo fazem muito mal ao motor, pois ela joga de volta o gas que sai do escape.
Para imitar um turbo sem problemas, a um tempo tinha um eletronico, era acionado quando se pisava fundo no acelerador, acho que no mercado livre ainda tem.
Para imitar um turbo sem problemas, a um tempo tinha um eletronico, era acionado quando se pisava fundo no acelerador, acho que no mercado livre ainda tem.
jperson- Moderador
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